Nunes, Laura M.Passos, Flávia Barcellos de2018-07-262018-07-262018-07-16http://hdl.handle.net/10284/6857O presente trabalho teve como tema o ensino e ofuncionamento escolar sob a perspetiva dos profissionais da educação e a proposta de se aplicar, num futuro próximo, em Portugal e no Brasil um estudo que seja capaz de compreender como funcionam as escolas e o pensamento dos profissionais acerca dessas instituições. Houve exposição de estudos já realizados, de modo a colaborar com o trabalho bem como com a compreensão da importância de tal tema e a apresentação de temas pertinentes ao ambiente escolar, tais como Gestão da Educação, Avaliação, Socialização na escola, entre outros. Quanto ao método, objetivou-se a utilização de um inquérito por questionário que é o Questionário de Diagnóstico do Meio Escolar (Nunes, Caridade e Sani, 2013), sendo que já existe modelo adaptado à versão brasileira e serão usadas ambas as versões (portuguesa e brasileira), cada uma no país de referência. Configurou-se, ainda, enquanto pesquisa descritiva, uma vez que há exposição de estudos já elaborados, e comparativa pelo fato de desenvolver-se com dois grupos de profissionais, quais sejam: professores e não professores. Foi de extrema importância a revisão de literatura, a qual auxiliou a compreender o que vem a ser estudado e perceber quais resultados poderão vir a ser identificados na futura pesquisa. Afinal, no decorrerdo trabalho foi possível notar que algumas dificuldades vivenciadas em ambiente escolar são comuns entre as escolas, inclusive de países diferentes. Por fim, conclui-se que a participação dos profissionais de ensino é um fator determinante para o desenvolvimento do meio escolar e a avaliação é uma ferramenta indispensável para que novas práticas possam ser pensadas e implementadas.This research isdirected to the theme of teaching and the school operation from the perspective of the education professionals perspective and the and the proposal to apply, in Portugal and Brazil, in near future. A study to understand how the schools works and the thought of the education professionals about these institutions. Previous studies were exposed, in order to collaborate with the research as well as with the understanding of the importance of such topic and the presentation of themes pertinent to the school environment, such as Education Management, Evaluation, Socialization in school, among others. Regarding the method, the objective was to use an existing questionnaire survey named Questionnaire for Diagnosis of the School Environment (Nunes, Caridade and Sani, 2013), a model that has its adapted to the Brazilian and Portuguese version, each one in in the reference country. It was also set up as a descriptive research, since there is an exposition of studies already performed and comparative by the fact ofdeveloping with two groups of professionals, namely: teachers and not teachers. It was extremely important to review the literature, which helped to understand what is being studied and to understand what results may be identified in the future research.After all, during the work it was possible to note that some difficulties experienced in school environment are common among schools, even from different countries. Finally, it is concluded that the participation of teaching professionals is a determining factor for the development of the school environment and evaluation is an indispensable tool for new practices can be thought and implemented.porEnsino e funcionamento escolar: uma análise à perspetiva dos profissionais de ensinomaster thesis