Poças, PauloSilva, Joana Isabel Fernandes Vieira da2011-01-182011-10-252011-01-182011-10-252010http://hdl.handle.net/10284/1860Projecto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em EnfermagemNo âmbito da Licenciatura em Ciências da Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, foi proposta a realização de uma monografia subordinada a um tema à escolha, de acordo com os objectivos da licenciatura. O tema escolhido foi: Adequação do ensino de Urgência/Emergência inserido no 3º e 4º ano da Licenciatura de enfermagem, à prática clínica. Trata-se de um estudo descritivo-correlacional e transversal de abordagem quantitativa, cuja informação foi colhida por um questionário com várias questões fechadas de forma a poder responder à nossa questão orientadora: “Qual o nível de preparação teórico, para uma boa prestação no ensino clínico de Urgência/Emergência?”. O método de colheita de dados utilizado, aplicou-se entre o dia 18 de Maio e o dia 4 de Junho a um conjunto de 110 alunos inscritos na cadeira de Urgência/Emergência no ano 2009/2010 e que frequentaram o ensino clínico nesse mesmo ano, dos quais apenas 80 responderam. Com este estudo, pretende-se perceber se o Ensino de Urgência/Emergência encontra-se bem estruturado de forma a colmatar as necessidades sentidas no respectivo campo de estágio, pelos alunos que frequentaram esta cadeira nos anos 2008-2010. Deste modo, importa referir que dos resultados obtidos, constata-se que predomina o género feminino entre os inquiridos e que a média de idade destes tem maior incidência na faixa etária dos 21-23 anos. Within the Nursing Sciences Graduation at the Fernando Pessoa University, it was proposed to hold a monograph on the subject of one’s choice, according to the objectives of the degree. The chosen theme was: Adequacy of Urgency / Emergency teaching inserted in the 3rd and 4th year of the Nursing Sciences Graduation, to clinical practice. This is a correlational-descriptive and cross-sectional quantitative approach, whose information was collected from a questionnaire with multiple choice questions so that it could respond to our question: "What level of theoretical preparation for a good performance in Clinical Urgency/ Emergency teaching? " The method of data collection used, was applied between May 18 and June 4 to a group of 110 students enrolled in the Urgency / Emergency subject in the year 2009/2010, who attended the clinical teaching the same year, of which only 80 responded. This study seeks to understand if the Urgency/ Emergency teaching is well structured to meet the needs felt in the training area within the students that attended this course in the years 2008-2010. Thus, it should be noted that the results, it appears that female gender prevails among the respondents and the average age of these, have a higher incidence in the age group of 21 to 23 years old.porAdequação do ensino de urgência/emergênciaAlunosAdaptation of urgency / emergency teachingStudentsAdequação do ensino de urgência/emergência à prática clínica, inserido no 3º e 4º ano da licenciatura de Enfermagem, no ano lectivo 2008-2010bachelor thesis