Cunha, PedroRosenblatt, Marcella2023-11-202023-11-202023-11-06http://hdl.handle.net/10284/12389O presente estudo procurou analisar a possível relação entre empatia e diferentes estratégias de gestão de conflitos em pais cujos filhos foram diagnosticados com Perturbação do Espectro Autista (PEA). Diante disso, o referencial teórico centrado em três capítulos vem discorrer sobre a Perturbação do Espectro Autista, a empatia e a gestão construtiva de conflitos, respectivamente. O primeiro capítulo buscou descrever o quadro clínico, retratar a origem e a evolução do diagnóstico, pontuar sobre a prevalência em Portugal e no mundo e, por fim, discorrer sobre a educação de um filho com PEA. No segundo capítulo foi possível aprofundar a conceitualização de Inteligência Emocional (IE) oferecendo uma ênfase maior para a empatia. O terceiro e último capítulo do referencial teórico, buscou definir conflito, explicar seus níveis e oferecer uma visão construtiva do mesmo. Na parte empírica, o estudo contou com uma amostra composta por 139 pais, cujos requisitos de inclusão da amostragem foram cumpridos e as devidas autorizações dadas por cada participante. Da análise e discussão de resultados, com a aplicação das subescalas IRI e ROCIII, os resultados apontam que o perfil de empatia mais comum entre pais com filhos diagnosticados com autismo é o perfil “Preocupação Empática” e “Integração” teve a pontuação mais elevada para o estilo de gestão de conflito. Além disso, verificou-se uma correlação positiva entre o perfil de empatia “Preocupação Empática” e o estilo de gestão de conflito “Integração”. Mesmo diante de algumas limitações, os objetivos definidos para a investigação foram cumpridos, nos permitindo compreender e avaliar os perfis de empatia e os estilos de gestão de conflito de pais que possuem filhos diagnosticados com autismo.This study aimed to analyze the possible relationship between empathy and different conflict management strategies in parents whose children were diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). Therefore, the theoretical framework centered on three chapters discusses the Autism Spectrum Disorder, empathy and constructive conflict management, respectively. The first chapter sought to describe the clinical picture, portray the origin and evolution of the diagnosis, point out the prevalence in Portugal and in the world and, finally, discuss the education of a child with ASD. In the second chapter it was possible to deepen the conceptualization of Emotional Intelligence (EI), offering a greater emphasis on empathy. The third and final chapter of the theoretical framework sought to define conflict, explain its levels and offer a constructive view of it. In the empirical part, the study had a sample composed of 139 parents, whose requirements for inclusion in the sample were fulfilled and the due authorizations given by each participant. From the analysis and discussion of results, with the application of the IRI and ROCI-II scales, the results indicate that the most common empathy profile among parents with children diagnosed with autism is the profile "Empathic Concern" and "Integration" had the highest score for conflict management style. Furthermore, there was a positive correlation between the empathy profile “Empathic Concern” and the conflict management style “Integration”. Despite some limitations, the objectives defined for the investigation were accomplished, allowing us to understand and evaluate the empathy profiles and conflict management styles of parents who have children diagnosed with autism.porParentalidadePerturbação do espectro autistaEmpatiaGestão estratégica de conflitosParentingAutistic spectrum disorderEmpathyStrategic conflict managementEducar filhos com perturbação do espectro autista: um olhar parental sobre empatia e gestão construtiva de conflitosmaster thesis203533089