Fonseca, AnaManso, M. ConceiçãoVasconcelos, José Braga deTuna, Sandra2010-02-252011-10-062010-02-252011-10-062009Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 6 (2009) 232-248.1646-0502http://hdl.handle.net/10284/1301O Processo de Bolonha implicou, a nível Europeu, alterações em todas as instituições de ensino superior. Neste artigo analisa-se a estratégia de adaptação seguida pela Universidade Fernando Pessoa, tanto ao nível institucional como pedagógico. Inclui-se também a percepção que a comunidade académica teve ao fim de dois anos lectivos da efectiva implementação do referido Processo. A análise permite concluir que, pese embora a necessidade/possibilidade de melhorar/optimizar os métodos e estratégias aplicados, o balanço até ao momento é francamente positivo. The Bologna process has involved a lot of changes in all European institutions of higher education. The present article analyses the strategy adopted by Universidade Fernando Pessoa in this process, which implied both institutional and pedagogical reforms. It also includes the perception of the academic community regarding this new system, two years after its implementation. It is possible to conclude that, even though there is room and need for improvement in both the methods and strategies adopted, the result is clearly favourable.porProcesso de BolonhaEnsino superiorBologna processHigher educationAnálise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de Bolonhajournal article