Duarte, MarianaCamarinha, Margarida2020-07-222020-07-222019http://hdl.handle.net/10284/8798Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em FisioterapiaObjetivo: Averiguar o papel da realidade virtual (RV) em pacientes com esclerose múltipla (EM). Metodologia: Pesquisa computorizada nas bases de dados PubMed, PEDro e Science Direct para identificar estudos randomizados controlados que avaliem a eficácia da RV na EM. Resultados: Nesta revisão foram incluídos 6 estudos randomizados controlados com 172 pacientes, com classificação metodológica média de 6.67 na escala de Physiotherapy Evidence Database (PEDro), dos quais 2 comparam o tratamento fisioterapêutico com o Lokomat-Pro e Removi respetivamente, versus só tratamento fisioterapêutico, 1 verificou a eficácia de uma plataforma de jogos “serious” comparando-os com os “exergames”, usados na NintendoWii. Outro estudo incluído, compara a fisioterapia com o Lokomat-Pro versus o Lokomat-Nanos, 1 compara o treino de equilíbrio por RV ao tratamento de fisioterapia. E por fim, 1 compara o treino de equilíbrio (Biodex Balance SB) a um grupo que não realiza intervenção. Conclusão: A RV pode contribuir para a reabilitação do equilíbrio, marcha, capacidade motora, influenciar positivamente a autoestima, no entanto, a RV não é muito utilizada na EM, devido à falta de conhecimento sobre a sua aplicabilidade. Sugere-se mais estudos sobre a RV para provar a sua eficácia.Objective: To determine the role of virtual reality (VR) in patients with multiple sclerosis (MS). Methodology: Research Computerized on databases PubMed, PEDro and Science Direct to identify randomized controlled trials that evaluate the efficacy of VR in MS. Results: 6 randomized controlled trials with 172 patients, with an average methodological score of 6.67 on the Physiotherapy Evidence Database (PEDro) scale were included in the review, 2 studies compare the physiotherapeutic treatment with Lokomat-Pro and Removi respectively, vs only physiotherapeutic treatment, 1 verified the effectiveness of a "serious"gaming platform by comparing them to the "exergames" used on Nintendo Wii, 1 compares physiotherapy with Lokomat-Pro vs Lokomat-Nanos, 1 compared balancing training with VR to physical therapy treatment. And finally, 1 compares the balance training (Biodex Balance SB) to a group without intervention. Conclusion: VR can contribute to the rehabilitation of balance, gait control, motor capacity, positively influence self-esteem, however VR is not very applied due to lack of knowledge. Further studies are needed to prove their efficacy.porRealidade virtualEsclerose MúltiplaFisioterapiaVirtual realityMultiple SclerosisPhysiotherapyO efeito da realidade virtual em pacientes com esclerose múltipla: revisão bibliográficabachelor thesis