Gaio, SofiaGouveia, Luis Borgesdir. Álvaro Monteiro2008-09-222011-10-062008-09-222011-10-062004A obra nasce: revista de Arquitectura da Universidade Fernando Pessoa. Porto. ISSN 1645-8729. 4 (Fev. 2007) 27-36.1645-8729http://hdl.handle.net/10284/734Sendo o marketing territorial utilizado ao serviço da concepção, gestão e promoção dos lugares com o objectivo de aumentar a atractividade junto de públicos internos e externos, as estratégias utilizadas pelos lugares para posicionar e comunicar os seus atributos podem apresentarse como um instrumento precioso ao serviço da estratégia territorial. Neste contexto, a marca constitui-se como um elemento nuclear. sob esta perspectiva demonstram-se as especi- ficidades do processo de construção da marca territorial e argumenta-se acerca da sua relação sinergética com a atractividade e competitividade dos lugares e explora-se a questão sobre como pode a cidade, enquanto território, ser vista como um objecto de marketing e dessa forma falarse de marcas territoriais. Being place marketing used to help in the conception, management and promotion of places with the goal of increasing the atractiveness of the city to internal and external publics, the strategies used for places to locate and communicate its attributes are a precious instrument for the place strategy. In this context the brand is a central element. Under this perspective we demonstrate the specifities in the process of place brands construction and argue about its relation with atractiveness and competitiveness of places and explore how can the city, while territory, be seen as a marketing object and consequently the concept of place branding be used.porMarcas territoriaisCidadePosicionamentoComunicaçãoCompetitividadePlace brandsCityPositioningCommunicationCompetitivenessO branding territorial: uma abordagem mercadológica à cidadejournal article