Barroso, Eduardo Paz2013-07-082013-07-082013Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 5 (2013) 43-63.1646-4435http://hdl.handle.net/10284/3866Este artigo procura estabelecer correspondências entre algumas obras e artistas plásticos portugueses e o universo da poesia visual. Esta temática é indissociável de uma discussão sobre a poesia portuguesa dos anos 60, a sua mensagem de rotura, as clivagens e as expectativas geradas por alguns autores. A remissão escrita-pintura e a perspectiva de Ana Hatherly sobre este jogo é igualmente tida em consideração e comentada. A evocação da revista KWY, o contexto internacional da sua intervenção e programa estético que a anima, sinalizam algumas preocupações em torno do alcance de práticas e experimentações centradas no gesto, escrita e signo no panorama da arte portuguesa da segunda metade do século XX.This article seeks to establish correspondences between some works and Portuguese artists and the universe of visual poetry. This theme is inseparable from a discussion on Portuguese poetry of the 60s, its message of rupture, the cleavages and the expectations generated by some authors. The interaction writing-painting and the perspective of Ana Hatherly about this game is also taken into consideration and discussed. The evocation of KWY magazine, the international context of their intervention and the aesthetic program that animates it, indicate some concerns about the scope of practice and experimentation focused on gesture, sign and writing in the panorama of Portuguese Art of the second half of the twentieth century.porPoesia concretaPinturaSignoRevista KWYJoão VieiraConcrete PoetryPaintingKWY magazinePalavra e pintura em trocas de papéis. Concretismo, experimentalismo e artes plásticas em Portugaljournal article