Moutinho, Ana Viale2008-09-282011-12-072008-09-282011-12-072007Caderno de estudos mediáticos. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISBN 978-972-8830-89-2. Vol.V. 2007. 23-31.978-972-8830-89-2http://hdl.handle.net/10284/744Diz-se muitas vezes que a tradição já não é o que era. Fala-se na mudança de paradigma da comunicação em linha. Estes dois actos estão associados ao facto de se ter passado de uma comunicação em linha passiva (emissor-receptor) para uma colaborativa (emissor-receptor-emissor-etc.) que, segundo parece, está a agradar bastante aos utilizadores que demonstram o desejo de trabalhar e interagir com ela, em detrimento de outras formas de comunicação. Este artigo pretende mostrar como é que o desejo definido por René Descartes está ligado à forma como o usuário utiliza os diversos meios de comunicação em linha para explicar e exemplificar aspectos positivos e negativos desta comunicação, de forma a que possa maximizar os resultados provenientes desta interacção.porComunicaçãoWeb 2.0InternetDidácticaMultimédiaO desejo por uma comunicação em linha que, tal como a tradição, já não é o que erabook part