Pestana, Pedro MeloMacaúba, Thalyta Simões2023-03-012023-03-012022http://hdl.handle.net/10284/11611Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da FalaO professor é um dos profissionais que tem a voz como principal ferramenta de trabalho. Na maioria das vezes este sente sintomas vocais, seja pela presença de alguma lesão laríngea e/ou uso vocal inadequado por tempo demasiado, onde em grande parte estes sintomas são tratados de forma inadequada e/ou através de crenças inevidentes. O objetivo deste trabalho é descrever as diversas estratégias que o docente universitário usa para tratar, cuidar e/ou recuperar a voz após a presença dum sintoma vocal. A metodologia escolhida foi o inquérito através do questionário de autopreenchimento como instrumento de recolha de dados. Os resultados mostram-nos grandes percentagens de crenças e estratégias utilizadas com ensaios clínicos a inferir sobre a falta de veracidade e de efeitos na voz. Na discussão observa-se a falta de informações e perceção vocal. Conclui-se a importância e a falta de orientações/formações/acompanhamento com um profissional qualificado para tratar a voz do professor universitário.The teacher is one professional who has the voice as their primary work tool. Most of the time he feels vocal symptoms, either by some laryngeal lesion and/or inadequate vocal use for too long, where in most cases these symptoms are treated inappropriately and/or through false beliefs. The aim of this project is to describe the various strategies that university professors used to treat, care for and/or recover their voice after a vocal symptom. The methodology chosen was a survey using a self-completed questionnaire as a data collection tool. The results show us large percentages of beliefs and strategies used with clinical trials, inferring a lack of veracity and effects on the voice. In the discussion, the lack of information and vocal perception is noted. It is important and there is a lack of guidance/training/follow-up with a qualified professional to treat the voice of the university professor.porVozDocentes universitáriosSintomas vocaisCuidados vocaisMitosFormaçãoVoiceUniversity professorsVocal symptomsVocal careMythsTrainingCrenças e hábitos sobre cuidados de saúde vocal em docentes do ensino superiorbachelor thesis