Gouveia, Luis Borges2018-11-192018-11-192018-11-16Gouveia, L. (2018). Uso e exploração das TIC para melhorar a condição humana, no contexto do ensino especial. Painel 2. A Dimensão Tecnológica na Educação Especial. VI Congresso Ibérico Educação Especial. Educação e Inclusão na Lusofonia. 16 de novembro. Misericórdia do Porto. Porto.http://hdl.handle.net/10284/7039As tecnologias de informação e comunicação constituem uma oportunidade de suporte e serviço para as necessidades de educação especial. Existe inúmera literatura que reporta casos de sucesso onde o uso de computadores e dispositivos móveis auxiliam na inclusão e suporte para a educação especial, quer mitigando barreiras físicas ou cognitivas, desconhecimento dos professores e mesmo os sempre exíguos recursos financeiros. No entanto, existe um campo de exploração mais recente que tem por objetivo promover as potencialidades do ser humano, tirando partido do digital e das tecnologias associadas, pela transformação da condição humana ao aumentar as capacidades intelectuais, físicas e psicológicas. O transhumanismo defende o estudo e exploração de formas de transformação da condição humana cujos avanços se propõe partilhar e que servem de base para uma reflexão sobre o seu potencial para a educação especial.porDigitalTecnologias de informação e comunicaçãoImperativos éticosTransumanismoUso e exploração das TIC para melhorar a condição humana, no contexto do ensino especialconference object