Martins, Maria do RosárioPinto, Joana Barbosa2020-11-202020-11-202020http://hdl.handle.net/10284/9148Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em FisioterapiaIntrodução: um atraso no desenvolvimento motor é caracterizado por um distúrbio do neurodesenvolvimento e afeta crianças em idade escolar. Cada vez mais se fazem pesquisas de como a realidade virtual pode ser benéfica para a saúde, nessas pesquisas concluiu-se que os videojogos tornaram-se numa ferramenta bastante útil para o treino em crianças com alterações no desenvolvimento motor. Objetivo: verificar a eficácia da realidade virtual no tratamento fisioterapêutico de crianças com alterações no desenvolvimento motor. Metodologia: A pesquisa foi realizada na base de dados PEDro, Pubmed, WEB OF SCIENCE e CINAHL Plus incluindo todo o tipo de estudos experimentais, de livre acesso e texto integral, realizados em humanos, estudos que relacionassem a realidade virtual ao tratamento em crianças com alterações motoras, com idioma em inglês e artigos que tivessem no máximo 10 anos. Resultados: Foram incluídos 5 estudos na revisão bibliográfica, com um total de 264 participantes, que avaliaram a eficácia de um jogo virtual no tratamento em crianças com alterações motoras. Conclusão: uso da realidade virtual é benéfico no tratamento em crianças com alterações motoras.Introduction: motor development delay is characterized by a neuro development disorder and affects children in scholar age. More researches have been made to evaluate how virtual reality can be beneficial to health and, in those researches, the conclusions are that the videogames became a very useful tool to children’s rehabilitation with motor development delay. Objective: verify the effectiveness of virtual reality on physiotherapeutic treatment of children with motor development disturbance. Methodology: The research was carried out in the database PEDro, Pubmed, Web of Science and CINAHL Plus including all kind of experimental studies, of free access and full text, performed in humans, in order to find studies that would relate virtual reality with the treatment of children with motor impairment, with language in English and articles that were at most 10 years old. Results: five studies were included in the literature review, with a total of 264 participants, and they evaluated the efficiency of a virtual game on motor learning of children with DCD. Conclusion: Virtual reality’s usage it’s beneficial in children with motor impairment.porRealidade virtualAlterações motorasFisioterapiaVirtual realityMotor impairmentPhysiotherapyA realidade virtual no tratamento fisioterapêutico de crianças com alterações motoras: uma revisão bibliográficabachelor thesis