Barros, NelsonFontes, Tânia2021-02-162021-02-162011978-972-97763-1-1http://hdl.handle.net/10284/9406Apesar da evolução tecnológica dos últimos anos em matéria de controlo de emissões provenientes dos veículos automóveis a qualidade do ar junto a grandes linhas de tráfego (GLT) é ainda um problema pouco estudado. Para avaliar estes impactes numa das GLT da cidade do Porto, desenvolveram-se metodologias para efectuar a monitorização e a modelação das emissões de tráfego tendo em conta os fluxos e padrão de tráfego horário na Via de Cintura Interna usando o benzeno como indicador. Embora os resultados médios das campanhas de monitorização (2,1 µg.m-3 ) não se aproximem do valor limite legislado (5 µg.m-3 ), as concentrações anuais obtidas através da modelação indicam alguns locais críticos na VCI, nomeadamente junto da zona do Amial.porMobilidade e qualidade do arPortoMobilidade e qualidade do ar: o caso da cidade do Portobook part2021-01-26cv-prod-201411