Cardoso, AntónioAzevedo, Maria João Almeida2025-10-282025-10-282025http://hdl.handle.net/10284/14712Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da Comunicação.Este projeto estuda as estratégias de comunicação usadas pelas marcas de cosmética para comunicar com a Geração Z. Para fazer uma análise mais detalhada, o projeto foca-se nas marcas Fenty Beauty e Sephora e nas redes sociais Instagram e TikTok, que são as mais usadas pelos jovens desta geração. Através de análise das redes sociais de ambas as marcas e ainda dos resultados de um questionário feito a jovens entre os 15 e os 30 anos, o objetivo é perceber como estas marcas constroem um vínculo com o seu público e como transmitem os seus valores. Ao longo da análise, a Fenty Beauty demonstra ter uma comunicação próxima com o seu público através de um tom informal e de campanhas bastante inclusivas, apostando numa forte presença de influencers digitais e conteúdos autênticos e reais. Já a Sephora opta por uma abordagem mais institucional, mantendo uma comunicação bastante consistente, mas menos próxima do seu público. Embora ambas representem temas como a diversidade, a Fenty Beauty estabelece uma conexão mais direta com os jovens. O questionário permite-nos analisar a perspetiva dos jovens da Geração Z e reforça as conclusões tiradas ao longo da análise. Com este projeto percebemos a importância de uma comunicação bem executada e consistente das marcas de cosmética para que consigam envolver o seu público.porGeração ZMarketing digitalRedes sociaisComunicação de marcasFenty BeautySephoraEstratégias de comunicação das marcas de cosmética com a Geração Z nas redes sociaisCommunication strategies of cosmetic brands with Generation Z on social mediabachelor thesis