Alegria, RitaAlge, Teresa Mariana Gomes Lima Camisa de2024-04-042024-04-042023http://hdl.handle.net/10284/12874Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da FalaOs estudantes do ensino superior, aparentemente, apresentam um risco mais elevado de desenvolver uma patologia vocal ao longo das suas vidas. No entanto, ainda não foi possível averiguar a origem dessas mesmas patologias, podendo resultar de comportamentos na faculdade ou de fatores externos. Deste modo, é fundamental analisar o conhecimento que os estudantes do ensino superior apresentam acerca da voz, bem como a prevalência de hábitos vocais inadequados nesta geração. Para tal, foi realizado um questionário e posteriormente divulgado online. A amostra do estudo é composta por 113 estudantes do ensino superior portugueses e falantes de Português Europeu. As idades dos inquiridos estão compreendidas entre os 18 e os 61 anos, sendo que a maioria dos indivíduos são do sexo feminino (80.5%), frequentam um curso superior no âmbito das ciências da saúde humana (61.9%) e reside na região Norte (92%). Através de uma análise inferencial, verificou-se que existem diferenças estatisticamente significativas na frequência de ambientes festivos e de praxe e nos conhecimentos sobre a voz em função da idade, nos hábitos vocais em função do sexo e do curso frequentado, e ainda nos conhecimentos sobre a voz em função do curso frequentado. Considerando os resultados obtidos, podemos apenas afirmar que o sexo se trata de um fator de influência no que concerne aos hábitos vocais, uma vez que foi encontrada uma associação entre o sexo feminino e o fator de risco para o desenvolvimento de alterações vocais.Higher education students, apparently, are at higher risk of developing a vocal pathology throughout their lives. However, it has not yet been possible to ascertain the origin of these same pathologies, which may result from behaviors in college or from external factors. Thus, it is critical to analyze the knowledge of higher education students about their voice, as well as the prevalence of inappropriate vocal habits in this generation. To this end, a questionnaire was conducted and later posted online. The study sample consists of 113 Portuguese higher education students and European Portuguese speakers. The respondents' ages are between 18 and 61 years old, and the majority of the individuals are female (80.5%), attending a higher education course in the field of human health sciences (61.9%) and living in the North region (92%). An inferential analysis showed that there were statistically significant differences in the frequency of festivities and praxis and in voice knowledge according to age, in vocal habits according to gender and course attended, and in voice knowledge according to course attended. Considering the results obtained, we can only state that gender is an influential factor regarding vocal habits, since the female gender represents a risk factor for the development of vocal disorders.porEstudantes do ensino superiorPatologia vocalPrevalênciaHábitos vocais inadequadosHigher education studentsVocal pathologyPrevalenceInappropriate vocal habitsO conhecimento e a prevalência dos abusos e maus usos vocais em estudantes do ensino superiorbachelor thesis