Rurato, PauloGouveia, Luis Borges2008-07-182011-10-062008-07-182011-10-062005Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 2 (2005) 174-199.1646-0499http://hdl.handle.net/10284/578A propósito dos aprendentes e das suas características, questiona-se: que competências, qualidades pessoais e valores deve alguém ter para que seja um aprendente a distância bem sucedido? Para que seja possível responder a esta questão complexa e controversa, temos que examinar com pormenor e clareza as necessidades do aprendente. Diferentes estádios de desenvolvimento vão originar diferentes capacidades de aprendizagem. Reconhecer as características dos aprendentes, perceber as suas necessidades de aprendizagem, e conseguir entender o que é que os influencia de modo a decidirem participar ou não numa experiência de aprendizagem, ajuda os educadores a desenvolver e manter ambientes de aprendizagem efectivos e efi cazes. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as questões associadas com o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância e conclui que os actuais sistemas de EaD não estão adaptados às características pessoais dos aprendentes adultos, pelo que não respondem às suas necessidades e interesses e respectivas estratégias de aprendizagem.articleporUma reflexão sobre o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância (EAD)journal article