Mesquita, FranciscoBorba, Eduardo ZillesZuffo, Marcelo2019-09-182019-09-182018-04-15978-989-8600-76-9http://hdl.handle.net/10284/7935Neste trabalho apresentamos uma re exão sobre os potenciais de aplicação da realidade aumentada e da electrónica na composição de ações publicitá- rias em espaços urbanos. Do outdoor interativo ao pseudo-holograma, são apresentados e discutidos casos aplicados no mercado europeu, nomeada- mente na Inglaterra, a m de diagnosticar algumas das potencialidades da RA no setor publicitário. Em suma, podemos adiantar que o ensaio veri cou que em ambos os casos observados – Pepsi e Domino’s – a relação entre transeunte, publicidade e espaço urbano é alongada devido a possibilidade de interatividade com a peça e, também, devido a sua espetacularidade ao proporcionar a formatação de um cenário híbrido, no qual a paisagem física (real) e os objetos digitais (virtual) se misturam para criar uma nova percep- ção de realidade.porRealidade aumentadaPublicidade eletrónicaPublicidade exterior e novos meiosEcrãs urbanosComunicação digitalUma nova camada na realidade: realidade aumentada, eletrónica e publicidadebook part