Fragata, OrlandoCarvalho, Mônica Serrão de2018-06-152018-06-152018-06-12http://hdl.handle.net/10284/6809Este trabalho objetiva a apresentação de um estudo realizado em uma instituição escolar do sistema de ensino municipal de São Luís - Maranhão, tendo como temática a investigação das concepções dos profissionais da educação sobre a formação docente e sua repercussão na gestão escolar, levando-se em consideração a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. A construção do referencial teórico fundamentou-se na compreensão da escola como espaço privilegiado para a formação inicial, com ênfase na formação continuada de professores. Nesta perspectiva, partiu-se de estudos que indicaram a relevância da gestão democrática e do trabalho compartilhado no contexto escolar como pressupostos para o desenvolvimento profissional docente. Os achados desta pesquisa indicaram que a formação continuada tem relevância para o processo de formação docente. Além disso, foi de consenso entre os inquiridos, que existe, no espaço da escola pesquisada, a ação de uma gestão democrática e participativa evidente, em que se valoriza a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão da referida instituição de ensino.This study aims to present a study carried out in a school institution of the São Luís - Maranhão municipal education system, focusing on the investigation of teachers' conceptions of teacher education and its repercussion in school management, taking into account improving the teaching and learning processes. The construction of the theoretical framework was based on the understanding of the school as a privileged space for initial formation, with emphasis on the continued formation of teachers. From this perspective, we have drawn from studies that have indicated the relevance of democratic management and shared work in the school context as presuppositions for professional teacher development. The findings of this research indicate that continuing education is relevant to the teacher training process. In addition, it was agreed among the respondents that there is, in the space of the studied school, the action of an evident democratic and participative management, in which the participation of the school community in the decision making of said educational institution is valued.porFormação continuadaGestão escolarUEB Monsenhor Frederico ChavesContinuing educationSchool managementUEB Monsignor Frederico ChavesDocência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica – um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MAmaster thesis