Sacau, AnaLeite, Ana Luísa dos Santos2021-01-062021-01-062020-11-26http://hdl.handle.net/10284/9209Na sociedade, crianças e jovens até uma determinada idade simbolizam o grupo de risco mais vulnerável e com necessidades mais abrangentes. A audição da criança em tribunal veio reforçar o papel que a criança tem desde a infância, com o direito de ser ouvida judicialmente e ser capaz de se expressar sem que outros agentes a interrompam ou dissimulem. Esta área científica que está muito pouco desenvolvida e é relevante incidir a importância da audição da criança perante os tribunais. Posto isto, esta investigação de caracter qualitativo, sendo realizada uma entrevista com 5 técnicas de assessoria técnica aos tribunais com o objetivo de saber as dificuldades sentidas pelos mesmos nos tribunais na audição da criança. Deparei-me com processo de análise categorial dos dados obtidos nas 5 entrevistas realizadas às técnicas, foi possível verificar que de um modo geral, os magistrados não se encontram preparados para a audição das criança e jovens envolvidos nestes processos e eles deveriam apoiar-se nos técnicos em todas as fases do processo. É de realçar que os magistrados deveriam especializar-se na área em questão e deixar o técnico intervir quando necessário. Todo este processo envolve um grupo multidisciplinar considerável e os dados obtidos permitiram realçar que todos os técnicos especializados contribuem de forma muito mais eficaz perante a audição da criança e jovens em tribunal e também para um reconhecimento de todo o esforço, trabalho e empenho exercidos pelos técnicos em supremo benefício do superior interesse e bem-estar da criança, sempre com esta finalidade.Children represent one of the most vulnerable groups and the most comprehensive needs in society. The right to a child to be heard in a legal proceeding reinforced the important role that the child has had the since childhood the right to be heard and to be able to exhibit freely without other agents interrupting or concealing their wishes. This scientific area is very undeveloped, and it is relevant to focus on the importance of hearing the child before starting the legal proceeding. Given the type of study, a qualitative methodology was used, and an interview was carried out with 5 technical advisory techniques to the legal proceeding in order to find the difficulties experienced by the technical advisory staff at the courts in hearing the child. After the process of categorical analysis of the data obtained in the 5 interviews, it was possible to verify that in general, magistrates are not prepared for the hearing of the child and they should rely on the technicians at all stages of the process and they should support the technicians at all stages of the process. It should also be noted that magistrates should specialize in the area in question and let the specialized technicians intervene when necessary. This whole process involves a considerable multidisciplinary group and the data obtained will contribute to the improvement of the court, more appropriately in the hearing of the child and young people and also to a recognition of all the effort, work and commitment exerted by the technicians in the improvement of the superior benefit and well-being of the child and well-being always for this purpose.porCriançaPerceçãoTécnicos da assessoria técnica aos tribunaisChildPerceptionTechnical assistance to the courtsUma justiça aplicada às crianças: visão dos técnicos da assessoria técnica aos tribunaismaster thesis202724662