Saavedra, LuísaSantos, Francinéia Sousa dos2023-05-292023-05-292023-05-15http://hdl.handle.net/10284/11889A literatura aponta que a fluência de leitura é uma competência crítica na fase inicial e ao longo do processo de aprendizagem da leitura. O presente estudo pretende analisar os conhecimentos dos professores do 2º ano e 3º ano do ensino fundamental numa escola da cidade de Santarém, Pará, Brasil, face à problemática da dislexia, ao nível da identificação das características dos referidos alunos para procederem, posteriormente, a um apoio mais adequado. Segundo vários estudos, a dislexia consiste numa perturbação específica da leitura, caracterizada por dificuldades de reconhecimento de letras, descodificação e soletração de palavras, o que compromete a aprendizagem e o desempenho de alunos que possuem tal diagnóstico. É essencial que os professores conheçam as características e os comportamentos que as crianças com dislexia apresentam, por forma a melhorarem a sua intervenção. Pretendeu-se, com este estudo, a aplicação de uma metodologia de investigação baseada numa abordagem do tipo quantitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário a professores. Este estudo foi submetido à Plataforma Brasil. As conclusões indicam que o tempo de experiência em lidar com alunos disléxicos em sala de aula poderá ter influenciado as respostas sobre os conhecimentos dos docentes em relação à problemática da Dislexia, uma vez que 64% dos inquiridos informaram não ter recebido formação em Educação Especial ou sobre dislexia em específico, e quando questionados se haviam procurado formação na área de Educação Especial, nomeadamente na área da dislexia, 84% dos professores responderam negativamente. Aqueles que responderam positivamente à pergunta informaram ter procurado esta formação específica na escola.The literature points out that reading fluency is a critical competence in the initial phase and throughout the process of learning to read. The present study intends to analyze the knowledge of the teachers of the 2nd and 3rd years of fundamental education in a school in the city of Santarém, Pará, Brazil, in the face of the problem of dyslexia, in terms of identifying the characteristics of the referred students to subsequently proceed with the more adequate support. According to several studies, dyslexia consists of a specific reading disorder, characterized by difficulties in recognizing letters, decoding and spelling words, which compromises the learning and performance of students with this diagnosis. It is essential that teachers know the characteristics and behaviors that children with dyslexia present, in order to improve their intervention. The aim of this study was to apply a research methodology based on a quantitative approach, through the application of a questionnaire survey to teachers. This study was submitted to the Brazil Platform. The conclusions indicate that the time of experience in dealing with dyslexic students in the classroom may have influenced the answers about the knowledge of teachers in relation to the problem of Dyslexia, since 64% of respondents reported not having received training in Special Education or about dyslexia in particular, and when asked if they had sought training in the area of Special Education, namely in the area of dyslexia, 84% of teachers responded negatively. Those who responded positively to the question reported having sought this specific training at school.porDificuldades de leituraPerturbação da leituraDislexiaReading difficultiesReading disturbanceDyslexiaOpinião dos professores sobre as dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e da escrita no segundo e terceiro ano do ensino fundamental: a dislexia em idade escolarmaster thesis203532295