Gouveia, Luis BorgesSana, Ana Rosa do Carmo2024-06-282024-06-282024-02-24http://hdl.handle.net/10284/13089Os problemas sociais no contexto brasileiro são muitos, e um deles está relacionado com a questão da adaptação dos profissionais nos mais diversos contextos de trabalho e, principalmente, da educação, mediante as exigências de um mundo globalizado e cada vez mais digital. Um dos desafios do docente na contemporaneidade é usar práticas inovadoras que contribuam e desenvolvam o indivíduo do ponto de vista pessoal, humano e social. A abordagem da educação conservadora, onde o estudante era um agente passivo e mero reprodutor de conhecimento, cede lugar a uma abordagem inovadora cujo objetivo é tornar o estudante independente e protagonista, não apenas como centro do processo de ensino e aprendizagem, mas igualmente como o seu ator, ativo e protagonista. O foco central desta pesquisa será analisar o comportamento docente frente às metodologias inovadoras, bem como, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação Superior para suporte ao processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa justifica-se devido ao facto de que o ambiente do século XXI se torna cada dia mais exigente, tanto para o professor como para o estudante. Neste sentido, explorar as TIC tornou-se um elemento importante para o docente no ambiente da sala de aula; já o estudante, desenvolver competências axiológicas como autonomia e responsabilidade se tornaram necessárias para com a sua própria aprendizagem, deixando de ser apenas um receptáculo de conhecimento. Deste modo, o foco deixa de ser o professor e passa a ser o estudante que, agora, se encontra no centro do processo de ensino e aprendizagem. O problema abordado nesta pesquisa tem por origem a dificuldade de adaptação do professor às tecnologias de base digital, nomeadamente aquelas que suportam as metodologias ativas e, no estudante, que mesmo percebendo a demanda do século XXI ainda insiste em participar em um contexto de uma aprendizagem conservadora e tradicional, com base em conteúdos previamente estruturados. As hipóteses levantadas nesta pesquisa são de que para que a educação aconteça ela precisa ser ofertada com qualidade e significado, o professor deve buscar formas de tornar a sua aula mais significativa e atrativa promovendo qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o estudante terá aulas mais significativas que o preparam para um contexto profissional onde terá certamente que tomar decisões complexas. A metodologia utilizada contempla uma pesquisa do estado da arte, de natureza descritiva e exploratória. Os resultados esperados da investigação apontam caminhos para a educação superior, bem como, auxiliam os seus professores na sua atividade letiva, com impacto para a qualidade de ensino no contexto educacional brasileiro. Essa investigação permitiu concluir que o docente precisa buscar preparo para utilizar as TIC de maneira eficaz a fim de contribuir com a aprendizagem do estudante, pois o ambiente pós-globalidade aliado às tecnologias pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente a qualidade desejada nas IES brasileiras, apontando pistas para a sua concretização.There are many social problems in the Brazilian context, and one of them is related to the issue of adapting professionals to the most diverse work contexts and, mainly, education, through the demands of the globalized world. The challenge for teachers in contemporary times is to use innovative practices that contribute and develop the individual from a personal and social point of view. The conservative education approach, where the student was a passive agent and a mere reproducer of knowledge, gives way to an innovative approach whose objective is to make the student independent and protagonist, not only as the center of the teaching and learning process, but also as the its actor, asset and protagonist. The central focus of this research will be to analyze the teaching behavior in face of innovative methodologies, as well as the use of Information and Communication Technologies in Higher Education to support the teaching and learning process. The research is justified due to the fact that the environment of the 21st century becomes more and more demanding, both for the teacher and for the student. In this sense, the teacher must explore Information and Communication Technologies (ICT) and their use in the classroom environment, while the student must have autonomy and responsibility for his own learning, ceasing to be just a receptacle of knowledge. In this way, the focus ceases to be the teacher and becomes the student, who is now at the center of the teaching and learning process. The problem approached in this research originates from the teacher's difficulty in adapting to digital-based technologies, namely those that support active methodologies and, in the student, who even realizing the demand of the 21st century still insists on participating in a context of learning conservative and traditional, based on previously structured contents. The hypotheses raised in this research are that for education to happen it needs to be offered with quality and meaning, the teacher must seek ways to make his/her class more meaningful and attractive by promoting quality in the teaching and learning process. Thus, the student will have more meaningful classes that prepare him for a professional context where he will certainly have to make complex decisions. The methodology used contemplates a state-of-the-art research, of a descriptive and exploratory nature. The expected results of the investigation point to ways for higher education, as well as help their teachers in their teaching activity, with an impact on the quality of teaching in the Brazilian educational context. This investigation led to the conclusion that teachers need to seek preparation to use ICT effectively in order to contribute to student learning, as the post-global environment combined with technologies can enhance the teaching and learning process and, consequently, the desired quality in Brazilian HEIs.Il existe de nombreux problèmes sociaux dans le contexte brésilien, et l'un d'eux est lié à la question de l'adaptation des professionnels aux contextes de travail les plus divers et, principalement, à l'éducation, à travers les exigences du monde globalisé. Le défi pour les enseignants à l'époque contemporaine est d'utiliser des pratiques innovantes qui contribuent et développent l'individu d'un point de vue personnel et social. L'approche conservatrice de l'éducation, où l'étudiant était un agent passif et un simple reproducteur de connaissances, cède la place à une approche innovante dont l'objectif est de rendre l'étudiant indépendant et protagoniste, non seulement en tant que centre du processus d'enseignement et d'apprentissage, mais aussi en tant qu'acteur, atout et protagoniste. L'objectif central de cette recherche sera d'analyser le comportement d'enseignement face à des méthodologies innovantes, ainsi que l'utilisation des technologies de l'information et de la communication dans l'enseignement supérieur pour soutenir le processus d'enseignement et d'apprentissage. La recherche est justifiée par le fait que l'environnement du 21e siècle devient de plus en plus exigeant, tant pour l'enseignant que pour l'élève. En ce sens, l'enseignant doit explorer les technologies de l'information et de la communication (TIC) et leur utilisation dans l'environnement de la classe, tandis que l'élève doit être autonome et responsable de son propre apprentissage, cessant d'être un simple réceptacle de connaissances. De cette façon, l'accent cesse d'être l'enseignant et devient l'élève, qui est désormais au centre du processus d'enseignement et d'apprentissage. Le problème abordé dans cette recherche provient de la difficulté de l'enseignant à s'adapter aux technologies numériques, à savoir celles qui soutiennent les méthodologies actives et, chez l'élève, qui, même en réalisant la demande du 21e siècle, insiste toujours pour participer à un contexte d'apprentissage conservateur. et traditionnel, basé sur des contenus préalablement structurés. Les hypothèses soulevées dans cette recherche sont que pour que l'éducation se produise, elle doit être offerte avec qualité et sens, l'enseignant doit chercher des moyens de rendre sa classe plus significative et attrayante en promouvant la qualité dans le processus d'enseignement et d'apprentissage. Ainsi, l'élève aura des cours plus significatifs qui le préparent à un contexte professionnel où il devra certainement prendre des décisions complexes. La méthodologie utilisée envisage une recherche de pointe, de nature descriptive et exploratoire. Les résultats attendus de l'enquête indiquent des voies pour l'enseignement supérieur, ainsi que pour aider leurs enseignants dans leur activité d'enseignement, avec un impact sur la qualité de l'enseignement dans le contexte éducatif brésilien. Cette enquête a conduit à la conclusion que les enseignants doivent se préparer à utiliser efficacement les TIC afin de contribuer à l'apprentissage des élèves, car l'environnement post-mondial combiné aux technologies peut améliorer le processus d'enseignement et d'apprentissage et, par conséquent, la qualité souhaitée dans les EES brésiliens.porEducação superiorEducação no BrasilProcesso de ensino e aprendizagemSala de aulaTecnologias de informação e comunicaçãoHigher educationEducation in BrazilTeaching and learning processClassroomInformation and communication technologiesEnseignement supérieurÉducation au BrésilProcessus d'enseignement et d'apprentissageSalle de classeTechnologies de l'information et de la communicationAnálise do docente e do estudante face às tecnologias de informação e comunicação na educação superior para suporte ao processo de aprendizagem em sala de auladoctoral thesis101770049