Campelo, ÁlvaroMachado, Hugo Miguel Fernandes2008-07-242011-10-252008-07-242011-10-252008http://hdl.handle.net/10284/684Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte integrante dos requisitos para obtenção do grau de licenciado em Serviço SocialO presente estudo, intitulado “A Intervenção dos Técnicos com Famílias de Crianças e Jovens Institucionalizados: Haverá (ou não) Conflito?” tem como principal objectivo tentar perceber de que forma a Equipa Técnica de um Lar de Acolhimento de Crianças/Jovens, intervém e gere os conflitos que surgem com as famílias de menores institucionalizados. Esta pesquisa justifica-se pela pertinência da problemática, nomeadamente no que diz respeito aos conflitos, uma vez que estes surgem frequentemente no desenrolar da intervenção técnica com as famílias. A escolha da amostra atendeu ao número de profissionais que a Instituição dispõe e que no desenvolvimento do seu trabalho, intervêm directamente com os familiares dos menores. A investigação contemplou uma metodologia qualitativa, com recurso à entrevista em profundidade. Esta visa compreender, de forma aprofundada, a intervenção técnica com famílias de crianças institucionalizadas. Em suma, podemos afirmar que os objectivos, previamente propostos, foram alcançados. No entanto, no decorrer da investigação sentiram-se algumas dificuldades no que se refere à bibliografia e também à abordagem, por parte dos profissionais, de possíveis conflitos que poderão existir entre os mesmos e entre estes e a Instituição, impossibilitando assim um maior enriquecimento da informação apresentada ao longo da análise efectuada durante o presente estudo. Os resultados deste estudo podem, deste modo, ser úteis aos futuros investigadores que pretendam desenvolver estudos mais aprofundados no âmbito desta temática, que ainda é pouco abordada., assim como pode ajudar os técnicos a desenvolver novas formas de acção e intervenção junto das famílias.porA intervenção dos técnicos com famílias de crianças e jovens institucionalizados: haverá (ou não) conflito?bachelor thesis