Silva, CristinaSilveira, AugustaCarvalho, Leonor Teles de Melo e Faria2024-03-202024-03-202023-11-09http://hdl.handle.net/10284/12807Objetivos: O presente estudo teve como objetivos avaliar a literacia em saúde oral e a qualidade de vida relacionada com a saúde oral num grupo de grávidas, e sinalizar potenciais problemas desconhecidos, que possam orientar os cuidados Médico-Dentários na gravidez e servir de suporte à decisão clínica em Medicina Dentária. Métodos: Foi realizado um estudo transversal, por aplicação de um questionário, constituído por duas partes: uma primeira parte sobre os conhecimentos das grávidas em relação à sua saúde oral, e uma segunda parte para aferir a perceção das grávidas sobre o modo como a sua saúde oral afeta a sua qualidade de vida, através do questionário OHIP-14, dirigido a gestantes presentes na sala de espera do Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar São João - Porto. Resultados: A amostra deste estudo foi constituída por 401 gestantes, das quais 291 apresentaram uma literacia “Média” em relação à saúde oral. Esta variável demonstrou associação estatisticamente significativa com o grau de escolaridade (p<0,001) e a com a idade da gestante (p=0,001). Em relação à qualidade de vida relacionada com a saúde oral, as dimensões que demonstraram mais impacto nas gestantes foram a dor física e o desconforto psicológico. Apenas o grau de escolaridade revelou associação estatisticamente significativa com os valores de OHIP-14 (p<0,001). Conclusão: A literacia em saúde oral demonstrou ser influenciada pelo grau de escolaridade e idade da gestante. Analisando globalmente o OHIP-14, foi possível verificar que apenas o grau de escolaridade da gestante mostrou ter influência nos seus resultados.Objectives: The aim of this study was to assess oral health literacy and oral health-related quality of life in a group of pregnant women, and to flag up potential unknown problems that could guide dental care in pregnancy and support clinical decision-making in dentistry. Methods: A cross-sectional study was carried out using a questionnaire made up of two parts: a first part on pregnant women's knowledge of their oral health, and a second part to assess their perception of how their oral health affects their quality of life, using the OHIP-14 questionnaire, addressed to pregnant women in the waiting room of the Obstetrics Department of the São João Hospital Center in Porto. Results: This study's sample consisted of 401 pregnant women, 291 of whom had "Average" oral health literacy. This variable showed a statistically significant association with the level of education (p<0.001) and the age of the pregnant woman (p=0.001). Regarding oral health-related quality of life, the dimensions that had the greatest impact on pregnant women were physical pain and psychological discomfort. Only educational level showed a statistically significant association with OHIP-14 values (p<0.001). Conclusion: Oral health literacy was shown to be influenced by the level of education and age of the pregnant woman. A global analysis of the OHIP-14 showed that only the level of education of the pregnant woman had an influence on its results.porSaúde oralQualidade de vidaMulheres grávidasGravidezConhecimentoLiteraciaOral healthQuality of lifePregnant womenPregnancyKnowledgeLiteracySaúde oral na gravidez: literacia em saúde e qualidade de vida da grávidamaster thesis203538749