Queirós, SílviaSantos, LeonorMeneses, RuteCouto, Germano2019-12-052019-12-052019-10-26http://hdl.handle.net/10284/8272Introdução: As competências de comunicação são consideradas core skills para os profissionais de saúde, não só mas também no âmbito da saúde mental, sendo essencial que se proceda à sua avaliação, no sentido de melhorar a comunicação profissionalutente. Desta forma foi efectuada uma revisão narrativa acerca das metodologias de avaliação das competências comunicacionais em saúde. Método: Pesquisa na PubMed com as palavras-chave communication skills AND efficacy AND assessment, associada a pesquisa manual de artigos e teses de mestrado/doutoramento, com os seguintes critérios de inclusão: (1) revisões sistemáticas da literatura, ensaios clínicos randomizados, estudos observacionais descritivos, estudos qualitativos; (2) descrição das metodologias de avaliação das competências comunicacionais; (3) artigos completos; (5) em inglês. Definiram-se como critérios de exclusão: (1) não ser sobre profissionais de saúde; (2) artigos de opinião. Resultados: A pesquisa resultou em 77 publicações, das quais 13 cumpriam os critérios definidos. Verificou-se a existência de variadas metodologias de avaliação, tendo-se identificado as seguintes metodologias: Observação direta, Consultas simuladas, Checklists, Feedback dos utentes, Auto-percepção dos participantes, Modelo de 360o , Modelo ACT. Discussão: Ao identificar as metodologias de avaliação mais utilizadas, verificou-se uma elevada heterogeneidade entre os estudos analisados, o que dificulta a comparação da eficácia de diferentes programas de treino de (variadas) competências de comunicação. Urge clarificar e sistematizar os prós e contras das diferentes metodologias, de modo a uma maior uniformização e melhor comparação dos resultados das intervenções.porCompetências de comunicaçãoAvaliaçãoProfissionais de saúdeMetodologias de avaliação das competências de comunicação em saúdelecture