Sousa, Jorge Pedro2008-07-222011-10-062008-07-222011-10-062005Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 2 (2005) 103-116.1646-0502http://hdl.handle.net/10284/657Partindo da ideia de que os estereótipos podem ser acentuados visualmente, este trabalho, baseado numa pesquisa similar conduzida por Rodgers e Thorson (2000), teve por objectivo verificar se o discurso fotojornalístico dos jornais diários portugueses de qualidade - Público e Diário de Notícias - cai na estereotipização de pessoas e até que ponto o faz. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se numa análise de conteúdo quantitativa de uma amostra de jornais publicados em 2002. Entre os principais resultados observados, avulta a ideia de que há uma certa estereotipização discursiva no que respeita à idade, ao sexo e à etnicidade (“raça”).articleporEstereotipização no discurso fotojornalístico: os casos do Público e do Diário de Notíciasjournal article