Marinho, SusanaSouza, Lygia Cristina Senhoreto de2021-07-202021-07-202021-07-16http://hdl.handle.net/10284/10114A demanda de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) cresce a cada ano e, por lei, as instituições escolares, incluindo as particulares, têm por obrigação promover a inclusão por meio de acesso físico ao local e de metodologias que observem as necessidades e limitações da diversidade de alunos em sala de aula. Este trabalho buscou investigar como se processa a Educação Inclusiva em escolas privadas, tanto nos aspectos físicos quanto pedagógicos. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: Como se dá o processo de inclusão dos alunos com NEE nas escolas da rede privada de ensino? Para responder a esse questionamento, o objetivo geral desta investigação procurou analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos com NEE de escolas da rede privada de ensino, especificamente ao nível dos conteúdos programáticos, da estrutura física das escolas da rede privada e do Projeto Político Pedagógico dessas escolas. O estudo foi realizado em cinco escolas particulares localizadas no Estado de São Paulo com recurso a um questionário construído pela investigadora para este estudo com base na revisão da literatura e autores como Castilho (2009), Noronha (2016), Queiroz e Guerreiro (2019), e com questões do Index para a Inclusão dos autores Booth e Ainscow (2002), e aplicado a 17 profissionais (diretores, supervisores e coordenadores). A partir da análise dos resultados, concluiu-se que foram identificadas lacunas ao nível da formação qualificada dos professores, de informações pertinentes aos alunos com NEE dentro do PPP, infraestrutura pedagógica e trabalho multidisciplinar: Entre esses elementos, ainda há muito a fazer para que as escolas da rede privada de ensino se tornem ambientes inclusivos, respeitando e atendendo de forma adequada as necessidades de cada estudante.It´s been noticed that the demand of students with special needs is increasing every year, and, by the law, the educational institutes, including the private ones, have the obligation to promote the inclusion through local physical access and methodologies that aim the needs and limitations of the diversity of students presented in the classroom. This work aimed to investigate how the Inclusive Education process happens in private educational institutions, in terms of physical and pedagogical aspects. Before that, a question was raised up: How does the process of the special needs students happen in the private schools? In order to answer this question, the general goal of this investigation aimed to look into the process of including the students with special needs in private institutions, specifically program content, private school ´s physical structure and Politics Pedagogical Project developed by these schools. The study was done in five private schools located in São Paulo state using a survey built by the investigator based on literature revision and the authors such as Castilho (2009), Noronha (2016), Queiroz and Guerreiro (2019), and using some questions of Index Inclusion of the author Booth and Ainscow (2002), applied to 17 professionals (principals, educational supervisors and coordinators). After analyzing the results, some gaps were pointed out in terms of professional teacher´s qualification, specific and pertinent special needs student´s pieces of information in the Politics Pedagogical Project, pedagogical structure and multidisciplinary. Among these elements, there is still a lot to be done for the private schools in order to become inclusive space, respecting and assisting properly all the needs of each student.porEducação inclusivaEscolas privadasAlunos com NEEInclusive educationPrivate schoolsSpecial needs studentsO processo de inclusão dos alunos com NEE: um estudo comparativo entre escolas particularesmaster thesis202980359