Sousa, Jorge PedroNogueira, Joana Cristina de Sousa2025-07-042025-07-042025-01-16http://hdl.handle.net/10284/14440A educação musical, devidamente inserida num currículo escolar que desenvolve conhecimentos e competências expressivas, comunicacionais e de integração social dos estudantes e que não coloque de parte as suas experiências de vida, pode constituir um instrumento valioso de desenvolvimento e motivação pessoal, considerando a heterogeneidade de alunos que integram o ensino básico, assim como a diversidade de modelos pedagógicos, dos mais conservadores aos mais vanguardistas. Este estudo incidiu no desenvolvimento de uma prática reflexiva sobre educomunicação musical, considerando a importância da arte e da música como formas de expressão e comunicação dentro do contexto educativo. Buscou-se inferir a relevância de um modelo de ensino reflexivo e ativo baseado no desenvolvimento das competências dos alunos em contexto escolar do ensino básico.Musical education, properly inserted into a school curriculum that develops knowledge and expressive, communicational and social integration skills of students and that does not disregard their life experiences, can constitute a valuable instrument of personal development and motivation, considering the heterogeneity of students who are part of basic education, as well as the diversity of pedagogical models, from the most conservative to the most avant-garde. This research focused on the development of a reflective practice on musical educommunication, taking into account the importance of art and music as forms of expression and communication within the educational context.L'éducation musicale, correctement insérée dans un programme scolaire qui développe les connaissances et les compétences d'expression, de communication et d'intégration sociale des élèves et qui ne néglige pas leurs expériences de vie, peut constituer un instrument précieux de développement personnel et de motivation, compte tenu de l'hétérogénéité des élèves qui font partie de l'éducation de base, ainsi que la diversité des modèles pédagogiques, des plus conservateurs aux plus avant-gardistes.La educación musical, adecuadamente insertada en un currículo escolar que desarrolle conocimientos y habilidades expresivas, comunicacionales y de integración social de los estudiantes y que no desprecie sus experiencias de vida, puede constituir un valioso instrumento de desarrollo personal y motivación, considerando la heterogeneidad de los estudiantes que forman parte de la educación básica, así como la diversidad de modelos pedagógicos, desde los más conservadores hasta los más vanguardistas.porComunicaçãoEducaçãoEducomunicaçãoMúsicaLiteracia musicalCommunicationEducationEducommunicationSongMusic literacyÉducationÉducommunicationMusiqueCulture musicaleComunicaciónEducaciónEducomunicaciónAlfabetización musicalA música como fenómeno de comunicação, criação, expressão e integração: aplicações socioeducativas no contexto escolar do ensino básico – estudos de pesquisa-açãoMusic as phenomenon of communication, creation, expression and integration: socioeducational applications in the school context of basic education – action research studiesdoctoral thesis101821131