Jólluskin, Gloria2012-05-212012-05-212011Cadernos de Estudos Mediáticos. ISSN 1647-3191. 8 (2011) 93-105.1647-3191http://hdl.handle.net/10284/3170As crianças e jovens são um dos grupos que mais vê televisão. Por outro lado, tem vindo a aumentar a sensibilidade social perante o excesso de actos violentos a que estes assistem através dos meios de comunicação. Fruto desta preocupação, nas últimas décadas, têm vindo a ser desenvolvidos estudos que tentam explorar os hábitos de consumo televisivos, assim como os efeitos que a violência emitida pela televisão tem sobre as crianças e jovens. Com este trabalho pretendemos dar um pequeno contributo no âmbito desta linha de investigação. Children and young people are one of the most exposed groups to media content. On the other hand, social awareness has increased towards the amount of violence that young people are exposed to in media content. As a result of this concern, in the last decades many studies have been developed to explore youth television habits, as well as the effects of TV violence on this group. In this work we try to give a little contribution to this research line.porJovensViolência em televisãoHábitos de consumoYouthTV violenceConsumer habitsA televisão e os jovens: uma aproximação aos hábitos de consumo, opiniões e sentimentos relativamente à violência observada na televisãojournal article