Pereira, ReginaGouveia, Luis BorgesPimenta Dinis, MA2021-04-222021-04-222021-04http://hdl.handle.net/10284/9761O presente relatório apresenta um das atividades desenvolvidas pela primeira autora, no seu projeto de Doutoramento em Ciências da Informação, Especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, sob a orientação dos professores Doutor Luís Borges Gouveia e Doutora Maria Alzira Dinis, com título provisório: “As metodologias ativas como proposta de intervenção pedagógica em educação ambiental: um estudo de caso na cidade de Cabo Frio, RJ, Brasil”. O objetivo é identificar as perceções que os estudantes tiveram sobre os prejuízos causados ao meio ambiente e a saúde humana, bem como a importância dos serviços de saneamento básico por meio dos conteúdos apresentados no jogo digital: "Saneamento Básico para todos." Preliminarmente, foi feita uma avaliação do jogo por 10 estudantes, escolhidos de forma aleatória, que após jogarem sugeriram uma série de ajustes que foram efetuados junto ao desenvolvedor. Após essa fase, foi solicitado que os estudantes do Curso de Hospedagem Integrado ao Ensino Médio (CHIEM), do Instituto Federal Fluminense de Cabo Frio (IFF/CF), baixassem o jogo e após jogarem, deveriam responder a um questionário previamente elaborado, composto por 13 perguntas objetivas, aplicando a Escala Likert, e 3 perguntas subjetivas. Em termos de considerações finais, de acordo com as respostas dos educandos foi possível perceber que o jogo alerta sobre a importância da instalação da rede de saneamento básico para a cidade, portanto, 97,1% dos participantes responderam concordar com essa temática.porEnsino e aprendizagemDigitalAmbienteJogos de telemóvelAplicações AndroidConsciência ambientalProposta de um jogo digital para educação ambiental: saneamento básico para todosreport