Monteiro, Amélia JoséLima, Ana Sofia Dias de2023-10-032023-10-032018http://hdl.handle.net/10284/12119Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em EnfermagemAtualmente, com todo o desenvolvimento tecnológico do último século, os meios de comunicação social tornaram-se, cada vez mais, parte integrante e fundamental do quotidiano da maioria das famílias. Apoiam-se na linguagem audiovisual para difundir informações, alimentar as nossas mentes e fornecer uma interpretação do mundo. Por outro lado, dão-nos acesso à cultura corporal do belo e do movimento e põe o espectador em contacto com os ideais visuais da sociedade. No entanto, há que ter em conta que os avanços tecnológicos permitem uma manipulação digital do visual, o que se traduz num enviesamento da realidade que estes meios veiculam. A adolescência, período que comporta as crianças da faixa etária dos dez aos dezanove anos, é uma fase especialmente importante a nível cognitivo uma vez que adquire a capacidade de pensar de forma abstrata e multidimensional, assim como a capacidade de autoreflexão, introspeção e relativização. Para além do desenvolvimento corporal, cognitivo e sexual, é nesta fase que há um momento chave no desenvolvimento da identidade. Sendo uma etapa chave no desenvolvimento tanto físico como cognitivo, é fácil de perceber que mediante a utilização massificada dos meios de comunicação social e o contacto exagerado com modelos ultra-magros e imagens do ideal visual, poderão surgir alterações nomeadamente a nível da imagem e da satisfação corporal. Com este trabalho de investigação pretende-se estudar a Influência dos meios de comunicação social na Imagem Corporal em Adolescentes. No sentido de recolher informação, desenvolvemos um estudo de revisão bibliográfica com consulta de estudos internacionais sobre a temática em investigação, contudo houve alguma dificuldade em encontrar estudos nacionais. As principais conclusões da pesquisa efectuada permitem-nos afirmar que as adolescentes demonstram prestar uma grande atenção e tempo dispendido com os meios de comunicação, meios esses que veiculam imagens de um ideal corporal feminino, pouco tangível para a maioria, magro e jovem associado aos conceitos de sucesso e felicidade. Embora reconheçam a sua influência, consideram que esta se faz sentir mais nos outros do que nelas mesmas. A exposição a modelos mais magros, em comparação com modelos médios, conduz a uma diminuição da satisfação corporal, que por sua vez produz uma diminuição na auto-estima, tendência descente que se acentua com a idade. A grande maioria das adolescentes sente-se insatisfeita com o seu corpo por se achar mais gorda que o ideal, mesmo quando se encontram dentro do peso ‘normal’. Quanto à influência dos factores sociodemográficos e antropométricos, a idade e o IMC foram as variáveis que se mostraram mais associadas à insatisfação corporal. Teve-se que a insatisfação corporal aumenta com a idade, o que pode ser justificado pela maior socialização, e por tanto maior contacto e comparação com o ideal preconizado, e que a mesma relação se verifica quanto maior for o IMC. De reter que a internalização dos ideais de aparência, isto é do modelo sociocultural, se faz sentir mais em adolescentes com excesso de peso ou obesas, o que sugere o surgimento de sentimentos depreciativos em relação à sua IC, bem como a adoção de comportamentos com o intuito de se assemelhar à figura ideal. Associado à insatisfação corporal estão os investimentos na IC, sendo que ficou explícito que uma grande percentagem de adolescentes recorre a algum tipo de método para a obtenção do ideal, assim como apresentam um qualquer sintoma de distúrbio alimentar.Nowadays, with all the technologic development in the last century, social media became fundamental in everyday’s life of most of the families. They take advantage with audiovisual language to spread news, fulfill our minds and provide a world interpretation. In the other hand, give us access to the corporal culture of beauty and movement and put the spectator in contact with the society look’s ideal. However, one must be aware that technological advancements allows visual digital modifications, in a reality skew portrait by media. Adolescence, a period that involves children in the age group from ten to nineteen, is an especially important stage at the cognitive level since it acquires the capacity to think in an abstract and multidimensional way, as well as the capacity for self-reflection, introspection and relativization. Beyond bodily, cognitive and sexual development, it is at this stage that there is a key moment in the development of identity. Being one of the most important development’s steps, both physical and cognitive level, it’s easy to understand that the mass media use and the “exaggerated contact” with ultra-thin models and visual’s ideal images could increase the probability of chances arise, namely in body image and body satisfaction. With this investigation research, it’s intended to study the Social Media Influences in Body Satisfaction and Body Image in Adolescents. To collect information about the theme, has been developed a literature review with international researches, however there was difficulty in finding case studies carried out in Portugal. The main conclusions of the research carried out allow us to state that the adolescents show great attention and time spent with the media, which convey images of a female body ideal, not very tangible to the majority, thin and young associated to the concepts of success and happiness. Although they recognize their influence, they consider it to be felt more in others than in themselves. Exposure to leaner models, compared with average models, leads to a decrease in body satisfaction, which in turn produces a decrease in self-esteem, a downward trend that accentuates with age. The vast majority of teenagers feel unsatisfied with their body for being fatter than ideal even when they are within normal weight. As for the influence of sociodemographic and anthropometric factors, age and BMI were the variables that were shown to be more associated with body dissatisfaction. It was observed that body dissatisfaction increases with age, which can be justified by greater socialization, and therefore greater contact and comparison with the recommended ideal, and that the same relation occurs the larger the BMI. To maintain that the internalization of the appearance ideas, that is, of the socio-cultural model, is felt more in overweight or obese adolescents, which suggests the appearance of derogatory feelings regarding their HF, as well as the adoption of behaviors with the intention of resembling the ideal figure. Associated with body dissatisfaction are the investments in body image, and it was explicit that a large percentage of adolescents resort to some type of method to obtain the ideal, as well as present any symptoms of eating disorder.porInfluência dos meios de comunicação social na imagem corporal em adolescentesbachelor thesis