Essenfelder, RenatoAraújo, Daniel Ladeira deCésar, Timóteo Camargo2024-03-062024-03-062023Essenfelder, R., Araújo, D. L. d., & César, T. C. (2023). Da forma ética à ação ética: riscos na adoção da inteligência artificial em sala de aula. In Educação e tecnologias: formação docente, inteligência artificial e humanismo em tempos de desafios pp. 113–130. Editora Bagai. https://doi.org/10.37008/978-65-5368-316-7.07.12.23.6978-65-5368-316-7http://hdl.handle.net/10284/12718Este artigo, de cunho exploratório, aborda os desafios e implicações da implementação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no campo da educação, com especial preocupação a aspectos ligados à criatividade, à criticidade e à autonomia dos estudantes em sala de aula. O texto analisa a rápida expansão da IA em diversos setores e seu crescente apelo na área educacional. Discute-se a dificuldade de definir precisamente o conceito de IA e as implicações de seu paradigma atual, que se concentra na eficiência e na racionalidade em detrimento da imitação do pensamento humano. São explorados os riscos associados à IA na educação e a necessidade de uma abordagem ética cuidadosa ao implementar a IA na educação, buscando equilibrar seus potenciais benefícios com os desafios e preocupações que podem surgir. Ressalta-se que, considerando características específicas do campo, pesquisadores devem se preocupar mais com a promoção de uma ação ética do que com a proposição de formas éticas de atingir objetivos pedagógicos preestabelecidos.This exploratory article addresses the challenges and implications of implementing Artificial Intelligence (AI) technologies in the field of education, with a particular focus on aspects related to creativity, critical thinking, and student autonomy in the classroom. The text examines the rapid expansion of AI in various sectors and its growing appeal in the educational domain. It discusses the difficulty of precisely defining the concept of AI and the implications of its current paradigm, which prioritizes efficiency and rationality over the imitation of human thought. The risks associated with AI in education are explored, along with the need for a careful ethical approach to AI implementation in education, aiming to balance its potential benefits with the challenges and concerns that may arise. It is emphasized that, considering the specific characteristics of the field, researchers should be more concerned with promoting ethical action than with proposing ethical ways to achieve pre-established pedagogical objectives.porInteligência artificialEducaçãoCriatividadePensamento críticoÉticaArtificial IntelligenceEducationCreativityCritical thinkingEthicsDa forma ética à ação ética: riscos na adoção da inteligência artificial em sala de aulaFrom ethical way to ethical action: risks in adopting artificial intelligence in the classroombook part2024-02-29cv-prod-350997210.37008/978-65-5368-316-7.07.12.23