Lima, AndreiaBarbosa, Cristina Isabel Fernandes2024-10-172024-10-172024http://hdl.handle.net/10284/13278Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em EnfermagemIntrodução: Atualmente reconhece-se a importância da promoção da saúde mental verificando-se um aumento considerável de estudos, com evidência sustentável, com intervenções e tratamentos eficazes neste âmbito. Dado o avanço técnico e tecnológico torna-se relevante a implementação destes meios na promoção da saúde e em concreto no tratamento e prevenção da doença mental. Os exergames são reconhecidos como ferramentas que promovem a capacitação física e cognitiva dos jogadores, sendo com efeito relevante conhecer a sua eficácia no contexto da saúde mental. Objetivo: Avaliar a eficácia do uso de exergames na promoção da saúde mental dos idosos. Método: Revisão sistemática, realizada em agosto de 2022 a maio de 2024, conduzida de acordo com a metodologia prisma e segundo as normas Joanna Briggs Institute. Resultados: Foram identificados dois mil trezentos e três artigos que abordavam a temática em causa. Após a aplicação dos critérios de inclusão foram considerados elegíveis sessenta e cinco artigos, que respeitavam todos os critérios de inclusão. Da análise dos artigos foi possível constatar que a utilização dos exergames em idosos tem efeitos positivos, sendo capazes de diminuir os sintomas depressivos, isolamento social, ansiedade e melhorar a função cognitiva. Desta forma, a evidência considera a utilização dos exergames relevante no quotidiano dos idosos, independentemente do contexto onde estes estejam inseridos. Conclusão: A evidência considera a utilização dos exergames relevante no quotidiano dos idosos, independentemente do contexto onde estes estejam inseridos. Este meio tecnológico pode ser uma ferramenta muito útil para os profissionais de saúde nomeadamente os enfermeiros, na medida em que esta permite um ambiente mais lúdico e divertido enquanto promove a sua saúde mental.Introduction: Currently, the importance of promoting mental health is recognized, with a considerable increase in studies, with sustainable evidence, with effective interventions and treatments in this field. Given technical and technological advances, the implementation of these means in promoting health and specifically in the treatment and prevention of mental illness becomes relevant. Exergames are recognized as tools that promote the physical and cognitive training of players, and it is important to know their effectiveness in the context of mental health. Objective: To evaluate the effectiveness of using exergames in promoting mental health in the elderly. Method: Systematic review, carried out from August 2022 to May 2024, conducted according to the prism methodology and Joanna Briggs Institute standards. Results: Two thousand three hundred and three articles were identified that addressed the topic in question. After applying the inclusion criteria, sixty-five articles were considered eligible, which met all inclusion criteria. From the analysis of the articles, it was possible to verify that the use of exergames in the elderly has positive effects, being able to reduce depressive symptoms, social isolation, anxiety and improve cognitive function. In this way, the evidence considers the use of exergames relevant in the daily lives of elderly people, regardless of the context in which they are inserted. Conclusion: The evidence considers the use of exergames relevant in the daily lives of elderly people, regardless of the context in which they are inserted. This technological means can be a very useful tool for healthcare professionals, particularly nurses, as it allows for a more playful and fun environment while promoting their mental health.porReabilitação nos idososJogos de vídeoSaúde mentalAnsiedadeDepressãoStresseRehabilitation in the elderlyVideo gamesMental healthAnxietyDepressionStressA eficácia do uso de exergames na promoção da saúde mental de idosos: uma revisão sistemáticabachelor thesis