Peixoto, VâniaAlves, Patrícia Pereira2023-03-012024-09-262022http://hdl.handle.net/10284/11610Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da FalaNos últimos anos temos vindo a assistir a um aumento na de investigação acerca da Literacia Emergente e na consciência acercados benefícios que o trabalho precoce, neste domínio, pode trazer para a aprendizagem da leitura e da escrita. Torna-se então necessário arranjar estratégias que chamem a atenção das crianças e as motivem para as atividades, fazendo com que a aprendizagem se torne mais divertida. A música é considerada, por muitos autores, um meio que ajuda a animar e motivar as crianças para o trabalho em sala de aula, ajudando na promoção de variadas competências desde as que contribuem para o desenvolvimento da linguagem até à contribuição para o desenvolvimento motor global. Assim, foi criado um instrumento de recolha de dados, em forma de questionário para ajudar a perceber, o uso de música na promoção de competências de Literacia Emergente. A amostra do estudo foi de 52 indivíduos, com idades compreendidas entre os 23 e os 63 anos, que sejam Educadores de Infância (27) ou Terapeutas da Fala (25) que atuem com crianças em idade pré-escolar, tendo o maior número de respostas sido dado pelo sexo feminino e pelos Educadores de Infância. A nível de resultados, foi possível demonstrar que quase 100% dos inquiridos considera a música um potenciador de Literacia emergente e que a usam de variadas formas nos momentos de interação/trabalho com as crianças.In recent years we have seen a growing body of research into Early Literacy research on Emerging Literacy and awareness of the benefits that early work in this domain can bring to learning to read and write. It is necessary to come up with strategies to attract children's attention and motivate them to activities, making their learning more fun. Music is considered, by many authors, as a way that helps to animate and motivate children to work in the classroom, helping to promote a variety of skills from those that contribute to language development and global motor development. Therefore, a data collection instrument was created (questionnaire) to help understand the use of music in promoting Early Literacy skills. The sample of the study was 52 individuals, aged between 23 and 63 years old, who are either Kindergarten Teachers (27) or Speech Language Pathologists (25) that work in early childhood. In terms of results, it was possible to demonstrate that almost 100% of the respondents consider music an enhancer of emerging literacy and that they use it in different ways when interacting/working with children.porLiteracia emergenteMúsicaTerapia da falaEducação de infânciaEarly literacyMusicSpeech language pathologyEarly educationUso da música na promoção de competências de literacia emergentebachelor thesis