Cardoso, Paulo RibeiroCosta, Helda Sofia2009-02-092011-10-062009-02-092011-10-062008Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008) 128-140.1646-0502http://hdl.handle.net/10284/907Este estudo faz uma análise dos valores dos jovens consumidores portugueses tendo como base a escala List of Values – LO V (Kahle et al., 1986). A administração da escala a uma amostra de estudantes universitártios permitiu verificar que os valores “Ser respeitado”, “Auto-respeito”, “Sentido de realização” e “Auto-realização” foram aqueles que mereceram classificações mais altas. Através da análise de componentes principais extraíram-se duas dimensões da escala: “Valores orientados para si próprio” e “Valores sociais”. Os indivíduos do sexo masculino atribuem mais importância a valores sociais como “Excitação” e “Divertimento e prazer na vida”, enquanto que os indivíduos do sexo feminino se identificam com valores orientados para si próprio, concretamente “Auto-realização”. This study analyses the values of Portuguese young consumers using the List of Values scale – LO V (Kahle et al., 1986) with a sample of college students. Findings show that the values “Being well respected”, “Self-respect”, “Sense of accomplishment” and “Self-fulfilment” had higher means. Through principal component analysis, two dimensions were extracted: self oriented values and social values. Male consumers give more importance to social values as “Excitement”, and “Fun and enjoyment in life”, while female consumers are more identified with self-oriented values, as “Self-fulfilment”.articleporValoresJovens consumidoresList of ValuesValuesYoung consumersUma análise dos valores dos jovens consumidores portugueses: aplicação da escala List of Values (LOV)journal article