Costa, AnaDelgado, Vera Lúcia Moura2008-07-112011-10-252008-07-112011-10-252008http://hdl.handle.net/10284/497Monografia apresentada à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de licenciada em Psicologia, especialização em Psicologia ClínicaO objectivo geral deste estudo é o de analisar a auto-estima em adultos que frequentam o curso de alfabetização e de adultos analfabetos e relacioná-la com as variáveis idade, género, escolarização e tempo de frequência no curso. A nossa amostra é constituída por 100 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 81 anos. A amostra divide-se em dois grupos, 50 indivíduos que frequentam o curso de alfabetização e 50 indivíduos analfabetos. Recolhemos dados através de um questionário sócio-demográfico (idade, género, profissão e escolaridade) e da escala de auto-estima de Rosenberg (RSES), a ambos os grupos, com o intuito de verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas na auto-estima quando relacionada com as variáveis idade, género, escolarização e tempo de frequência no curso. Os resultados do nosso estudo indicam que existem diferenças estatisticamente significativas ao nível da auto-estima, quando relacionada com a variável alfabetização (p=0,038), sendo que o grupo de frequentadores do curso de alfabetização apresenta uma auto-estima mais elevada do que o grupo de analfabetos. Relativamente à variável tempo de frequência, também encontrámos diferenças estatisticamente significativas (p=0,047), ou seja, os indivíduos que frequentam o curso de alfabetização há mais tempo apresentam uma auto-estima mais elevada do que os indivíduos que o iniciaram. Com o presente estudo não encontrámos diferenças na auto-estima quando esta se relaciona com as variáveis género (p=0,190 para os homens e p= 0,135 para as mulheres) e idade (p=0,099).porA auto-estima em adultos frequentadores e não frequentadores de um curso de alfabetizaçãobachelor thesis