Fonte, CarlaAguiar, Sara2019-09-202019-09-202007Aguiar, S. & Fonte, C. (2007). Narrativas e significados da doença em crianças com Diabetes Mellitus tipo 1: contributos de um estudo qualitativo. Psicologia, Saúde & Doenças, 8(1), 67-81.1645-0086http://hdl.handle.net/10284/7993O corrente artigo apresenta um estudo realizado junto de crianças com diabetes mellitus tipo 1, cujo principal objectivo é compreender e explorar a experiência de doença percepcionada pelas mesmas. É descrita a metodologia de referência – grounded theory – de cariz qualitativo. Para a recolha dos dados foi usada a entrevista semi-estruturada. A amostra é composta por 10 crianças igualmente distribuídas por género, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. A recolha dos dados foi realizada no Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia, no Porto. Os resultados evidenciam a magnitude da experiência de doença nas narrativas destas crianças. São visíveis elementos culturais e sociais nestas narrativas, que permitem uma análise mais detalhada de acordo com alguns modelos de conceptualização narrativa seleccionados. Este estudo alerta ainda para a necessidade de considerar estes aspectos na intervenção junto desta população e reforça também a importância do psicólogo nesta área.porDiabetes mellitusSignificações de doençaAbordagem narrativaAdesão terapêuticaDoença crónicaNarrativas e significados da doença em crianças com Diabetes Mellitus tipo 1: contributos de um estudo qualitativojournal article