Alves, Ana Paula AntunesOliveira, Maria Umbelina de2019-08-052019-08-052019-07-25http://hdl.handle.net/10284/7771A inclusão dos alunos com necessidades especiais no 1º ciclo do Ensino Fundamental tem sido tema recorrente da formação do professor que se encontra diante de vários questionamentos de como incluir com qualidade. Embora haja uma lei brasileira que versa para a inclusão, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei n.13.145/2015, essa por sua vez, traça o perfil dos sujeitos com necessidades especiais, mas não discorre sobre como atendê-los em uma realidade de educação regular, colocando assim, grandes desafios para os educadores. Foi a partir desses questionamentos sobre a inclusão no Ensino Fundamental que surgiu a necessidade de investigar esse tema que tem como objectivo geral: Investigar se o docente está preparado para compreender o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino regular e como objectivo específico: Identificar as dificuldades encontradas pelos docentes no atendimento as crianças NEE – Necessidades Educacionais Especiais, e as estratégias por eles sugeridas para responder a essas dificuldades. O método utilizado na investigação foi o de um estudo de caso, e como instrumento de recolha de dados foi utilizado um questionário fechado que foi respondido por 20 professores do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de Santa Catarina- Brasil. Perante os resultados da investigação, verificou-se que a grande maioria dos professores se sente insegura na inclusão dos alunos no ensino regular. Para eles há sempre um grande desafio que envolve a formação em inclusão, a formação continuada, o planeamento e a aplicação das atividades de forma a contemplar o currículo e ao mesmo tempo incluir as diversas necessidades existentes. Contudo, percebe-se que os educadores procuram sempre uma forma de contribuir para que o aluno se sinta incluído e acreditam que é benéfica a interação entre alunos com diferentes habilidades.The inclusion of students with special needs in the 1st cycle of Elementary School has been a recurring theme of teacher training that is faced with several questions about how to include with quality. Although there is a Brazilian law that deals with inclusion, the Statute of the Person with Disabilities, Law n.13.145 / 2015, this in turn, outlines the profile of the subjects with special needs, but does not discuss how to serve them in a reality of regular education, thus posing great challenges for educators. It was from these questions about the inclusion in Elementary School that the need to investigate this theme has as general objective: to investigate if the teacher is prepared to understand the process of inclusion of students with special needs in regular education and as a specific objective: Identify the difficulties encountered by teachers in assisting SEN children - Special Educational Needs, and the strategies suggested by them to respond to these difficulties. The method used in the research was a case study, and as a data collection instrument a closed questionnaire was used, which was answered by 20 elementary school teachers from a public school in the State of Santa Catarina - Brazil. Given the research results, it was found that the vast majority of teachers feel insecure about including students in regular education. For them there is always a great challenge that involves training in inclusion, continuing education, planning and implementation of activities in order to contemplate the curriculum and at the same time include the various needs. However, it is noticed that educators always seek a way to contribute to the student feel included and believe that it is beneficial the interaction between students with different abilities.porEducação especialInclusão no ensino fundamentalPlaneamento inclusivoFormação continuadaSpecial educationInclusion in elementary educationInclusive planningContinuing educationDificuldades do docente do 1º ciclo do ensino fundamental numa escola inclusivamaster thesis203009592