Marinho, SusanaRocha, JoanaSilva, Jorge Adriano Pires2019-02-272019-02-272018-09-22http://hdl.handle.net/10284/7379A percepção acerca da surdez e, por conseguinte, dos sujeitos surdos se mostrou bastante dissonante ao longo da história. Iniciando-se por uma fase de exclusão total e passando-se por tentativas de consideração desses sujeitos a uma inclusão integral e significativa, muitos caminhos já se percorreram no que diz respeito às abordagens de ensino-aprendizagem de tal alunado. De forma especial, nesta pesquisa versamos sobre a percepção de sujeitos surdos acerca da aquisição de língua inglesa como LE/L3 do ponto de vista exploratório e fenomenológico. Para tanto, procuramos delinear objetivos que nos levassem a tais representações, os quais podem ser citados: em geral, analisar o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa por estudantes surdos no Brasil; descrever, através de revisão da literatura, as metodologias de ensino de língua inglesa em escolas regulares inclusivas com alunos surdos; analisar a percepção de estudantes surdos sobre as metodologias de ensino-aprendizagem dessa língua; compreender o nível de motivação de estudantes surdos que se encontram a aprender inglês como L3 em classes não bilíngues. Conduzimos um estudo de natureza qualitativa em duas escolas regulares inclusivas da rede pública na cidade de Altamira, no estado brasileiro do Pará, que possuíam alunos surdos matriculados nos níveis de ensino cujos currículos contemplassem a disciplina de inglês. Dessa forma, duas participantes surdas forneceram elementos, por meio de suas sequências discursivas, para a composição do corpus deste estudo; isso aliado a observações nas salas das referidas alunas e a documentos disponibilizados pelos agentes educacionais envolvidos. A presente pesquisa é fundamentada, principalmente, em autores, como Maingueneau (1997, 2008), Authier-Revuz (2004), Moscovici (2013) e Charaudeau (2017), os quais à luz da escola francesa de Análise do Discurso, no caso dos dois primeiros, os dados foram analisados sob o viés da interdiscursividade, assim como no cerne das representações sociais especialmente no que diz respeito aos imaginários sociodiscursivos teorizados pelos dois últimos autores respectivamente. Por meio do lugar de fala proporcionado às participantes do estudo, foi possível perceber a evidência de um ethos discursivo crítico e conflitante por parte das alunas no que se refere ao ensino de inglês, uma língua estrangeira oral para alunos não ouvintes, ao posicionarem-se acerca do real, representado pela educação regular inclusiva assegurada por direito, ou seja, situação na qual se encontram e do ideal, simbolizado pela abordagem bilíngue de ensino também conquistada legalmente, mas pela qual elas atualmente não são contempladas.The perception of deafness and, consequently, of the deaf individuals has been quite dissonant throughout history. Starting with a phase of total exclusion and going through attempts to consider these individuals in an entire and meaningful inclusion, many paths have already been covered with regard to the teaching-learning approaches of such group of students. In a special way, in this research we deal with the perception of deaf individuals about the acquisition of English as FL/L3 from an exploratory and phenomenological point of view. To do so, we sought to achieve objectives that have leaded us to such representations, which can be cited: in general, analyze the teaching-learning process of English by deaf students in Brazil; to describe, through literature review, the methodologies of English language teaching in mainstream inclusive schools with deaf students; to analyze the perception of deaf students about the teaching-learning methodologies of that language; understand the motivation level of deaf students who are learning English as L3 in non-bilingual classes. We conducted a qualitative study in two mainstream inclusive public schools in the city of Altamira, in the Brazilian state of Pará, where there were deaf students enrolled in levels of education whose curricula included the English language. Thus, two deaf participants provided elements, through their discursive sequences, for the composition of the corpus of this study; this allied to observations in the classrooms of such students and to documents made available by the educational agents involved. The present research is based mainly on authors such as Maingueneau (1997, 2008), Authier-Revuz (2004), Moscovici (2013) and Charaudeau (2017), which in the light of the French School of Discourse Analysis, in the case of the first two authors, the data were analyzed under the bias of interdiscursivity, as well as in the scope of social representations especially with respect to the sociodiscursive imaginaries theorized by the last two authors respectively. Through the speech situation provided to the participants of this study, it was possible to perceive the evidence of a critical and conflicting discursive ethos on the part of the students regarding the teaching of English, an oral foreign language for not-hearing students, by positioning on the real, represented by the mainstream inclusive education assured by law, that is, the situation in which they are and the ideal, symbolized by the bilingual approach of teaching also legally conquered, but for which they are not currently involved in.porSurdosEducação regular inclusivaAbordagem bilingueLíngua inglesaDeafMainstream inclusive educationBilingual approachEnglish languageRepresentações sobre a aquisição da língua inglesa por estudantes brasileiros surdos: um estudo exploratório e fenomenológicomaster thesis203009355