Fonte, CarlaFerreira, Andreia Patrícia da Silva Pinto2021-02-012021-02-012020-12-23http://hdl.handle.net/10284/9306Constata-se nos últimos anos um aumento da investigação sobre o desenvolvimento e funcionamento ótimo dos indivíduos, na promoção do bem-estar e diminuição da psicopatologia. Neste âmbito, as intervenções psicológicas positivas têm-se mostrado eficazes na promoção destas variáveis, quer em populações clínicas quer não clínicas. O presente estudo pretende avaliar a eficácia de uma intervenção psicológica positiva em grupo na promoção do bem-estar e redução da psicopatologia, numa amostra de alunos do ensino superior. O programa intitula-se “Bem-me-quero”, com duração de seis semanas, e versou sobre temáticas como a gratidão, otimismo, ruminação mental, perdão, bondade, espiritualidade e comparação social. A amostra é constituída por 16 participantes selecionados por conveniência e de forma não aleatória, ramificando-se em grupo de comparação (n=8) e grupo experimental (n=8). A avaliação foi realizada em dois momentos (pré e pós intervenção) e teve como medidas de avaliação MHC-SF (avaliação bem-estar) e o EADS-21 (avaliação da psicopatologia). Os resultados apontam para uma melhoria no bem-estar psicológico e bem-estar social assim como redução dos níveis de psicopatologia (ansiedade, depressão e stress), provando que a participação no programa é benéfica para a promoção da saúde mental. Em estudos futuros sugere-se o recurso a uma amostra de maior dimensão e recurso a um processo de aleatorização da mesma.Currently, positive mental health includes high levels of well-being and satisfaction with the subject’s lives, as well as reduced psychopathological levels. Therefore, in recent years there has been an increase in research regarding the development and optimal functioning of individuals, promoting well-being and decreasing psychopathology. Positive psychological interventions have been shown to be quite effective in improving these variables, both in clinical and non-clinical populations. This study aims to assess the effectiveness of a positive psychological intervention in a group, promoting well-being and reducing psychopathology, in a sample of higher education students. The program is entitled “Bem-me-quero”, lasting six weeks, and dealt with topics such as gratitude, optimism, mental rumination, forgiveness, kindness, spirituality and social comparison, based on literature review. The sample consists of 16 participants selected by convenience and not randomly, branching out into a comparison group (n = 8) and an experimental group (n = 8). The evaluation was carried out in two moments (pre and post intervention) and had as measures of evaluation MHC-SF (evaluation welfare) and EADS-21 (evaluation of psychopathology). The results point to an improvement in psychological well-being and social well-being as well as a reduction in the levels of psychopathology (anxiety, depression and stress), proving that participation in the program is beneficial for the promotion of mental health. When comparing the two groups at the time of the test, no statistically significant differences were found. In future studies, it is suggested the use of a larger sample and the use of a randomization process.porBem-estarSaúde mentalIntervenções psicológicas positivasPsicopatologiaEstudantes universitáriosWell-beingMental healthPositive psychological interventionsEffectiveness assessmentIntervenção psicológica positiva: análise da eficácia de um programa em grupomaster thesis202968987