Barros, NelsonFontes, TâniaBrás, Catarina2008-07-162011-10-062008-07-162011-10-062004Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 1 (2004) 29-39.1646-0499http://hdl.handle.net/10284/556An estimate of weighed emission factors (g.Km-1) was made to compare atmospheric emissions from diesel and gasoline vehicles in Portugal, on the basis of EMEP/CORINAIR and NAEI methodologies, considering an average speed in 3 representative types of roads, urban roads, rural roads and highways. The results obtained show that traffic emissions are dependent on diverse factors which make their comparison non linear and as such, hardly conclusive. No sentido de comparar as emissões atmosféricas dos veículos do parque automóvel português, foi efectuada uma estimativa dos factores de emissão ponderados (g.Km-1) por categoria de veículo e poluente, com base nas metodologias EMEP/CORINAIR e NAEI, considerando uma velocidade média de circulação de veículos em 3 tipos de estradas representativos, estradas urbanas, estradas rurais e auto-estradas. Verificou-se que as emissões associadas ao tráfego estão dependentes de diversos factores que tornam a sua intercomparação complexa e, como tal, dificilmente conclusiva.articleporComparação das emissões do tráfego rodoviário por análise dos factores de emissãojournal article