Tuna, SandraCosta, Maria Manuel Dias da2024-09-122024-09-122024http://hdl.handle.net/10284/13185Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da ComunicaçãoEste projeto de graduação analisa o impacto transformador da inteligência artificial (IA) na publicidade, desde o seu desenvolvimento histórico até às suas aplicações nos dias de hoje. A IA revolucionou a publicidade permitindo uma otimização de campanhas de forma eficiente e precisa. No entanto, a sua adoção também apresenta desafios significativos que serão explorados ao longo do relatório. Através da visão de vários autores e com recurso à literatura significante, esta pesquisa explora de que forma é que a IA está a ser integrada nos diferentes meios de divulgação publicitária, desde métodos tradicionais como cartazes e MUPIS, até às plataformas digitais, onde esta tecnologia tem mostrado maior influência e eficácia. São analisadas também campanhas publicitárias que utilizaram IA, de forma a perceber de que forma esta tecnologia teve impacto. As realizações de entrevistas com profissionais do setor publicitário também estão presentes de forma a oferecer uma visão real da implementação e dos impactos da IA nas estratégias das empresas.This graduation project looks at the transformative impact of artificial intelligence (AI) on advertising, from its historical development to its applications today. AI has revolutionized advertising, allowing for efficient and accurate campaign optimization. However, its adoption also presents significant challenges that will be explored throughout the report. Through the vision of several authors and using significant literature, this research explores how AI is being integrated into different media of advertising dissemination, from traditional methods such as posters and MUPIS, to digital platforms, where this technology has shown greater influence and effectiveness. Advertising campaigns that used AI are also analysed, in order to understand how this technology has had an impact. Interviews with professionals in the advertising industry are also present in order to offer a real insight into the implementation and impacts of AI on companies' strategies.porInteligência artificialPublicidadeInovaçãoArtificial intelligenceAdvertisingInnovationA influência da inteligência artificial na publicidadebachelor thesis