Rocha, FátimaNogueira, Jucilene Marques2022-03-152022-03-152022-01-18http://hdl.handle.net/10284/10892A gestão estratégica para as micro e pequenas empresas proporciona aos empresários uma organização maior e a efetivação do cumprimento de metas. A forma como as empresas se portam no mercado e as decisões que são tomadas por elas podem contribuir ou não para a sua permanência no meio empresarial. O objectivo dessa pesquisa é analisar a importância dada à gestão estratégica por parte das micro e pequenas empresas na cidade de Santarém do Pará. E como objetivos específicos: 1. Caracterizar as microempresas em termos de: tempo de constituição da empresa, número de funcionários e volume de faturação. 2.Avaliar a experiência dos empreendedores/fundadores no setor de atividade onde a empresa atua. 3. Conhecer as motivações dos empreendedores/fundadores para a criação da empresa. 4. Analisar o processo de definição da missão, visão e objetivos. 5. Analisar o processo da formulação estratégica das empresas. 6. Determinar o grau de orientação para o consumidor. 7. Determinar o grau de orientação para a concorrência. 8. Identificar a existência de mecanismo de vigilância tecnológica e ambiental. 9. Avaliar a existência de planos de contingência e mecanismos de controlo. 10. Perceção sobre as vantagens da Gestão Estratégica A metodologia utilizada na investigação foi o estudo exploratório com um viés quantitativo, onde foi construído um questionário com 16 questões que foram ainda subdivididas, para responder a todos os objetivos propostos na investigação. O estudo permitiu concluir uma boa gestão nas micro e pequenas empresas, tornando assim, um fator determinante para a sua sobrevivência, pois ajuda os gestores a prever problemas para contorná-lo, assim como, ter capacidade para resolver os já existentes.Strategic management for micro and small companies provides entrepreneurs with a greater organization and fulfillment of goals. The way companies behave in the market and the decisions that are taken by them may or may not contribute to their permanence in the business environment. The objective of this research is to analyze the importance given to strategic management by micro and small companies in the city of Santarém do Pará. And as specific objectives: 1. Characterize the micro companies in terms of: time of incorporation of the company, number of employees and billing volume. 2. Assess the experience of entrepreneurs/founders in the activity sector where the company operates. 3. Know the motivations of the entrepreneurs/founders for the creation of the company. 4. Analyze the mission, vision and objectives definition process. 5. Analyze the companies' strategic formulation process. 6. Determine the degree of consumer orientation. 7. Determine the degree of competition orientation. 8. Identify the existence of a technological and environmental surveillance mechanism. 9. Assess the existence of contingency plans and control mechanisms. 10. Perception about the advantages of Strategic Management The methodology used in the investigation was the exploratory study with a quantitative bias, where a questionnaire with 16 questions was built, which were further subdivided, to answer all the objectives that were proposed in the investigation. The study allowed concluding that good management in small and micro-enterprises becomes a determining factor for their survival, as it helps managers to foresee problems to get around it, as well as having the capacity to solve existing ones.porGestão estratégicaMicro e pequenas empresasEmpreendedorismoStrategic managementMicro and small businessesEntrepreneurshipA importância dada à gestão estratégica pelas micro e pequenas empresas da cidade de Santarém do Parámaster thesis202989020