Cardoso, Paulo RibeiroNeves, Inês de Viterbo Cabral das2024-09-122024-09-122024http://hdl.handle.net/10284/13180Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da ComunicaçãoAs fontes de tráfego são canais de marketing digital que atraem utilizadores e potenciais clientes para o website das marcas. No âmbito desta temática, e focando o setor da tecnologia, este estudo tem como objetivo analisar o impacto das fontes de tráfego para os websites das principais marcas de tecnologia. No seguimento deste objetivo, esta investigação procura ainda identificar, entre as várias fontes de tráfego, qual a que se destaca neste processo. Este Projeto de Graduação é constituído por uma vertente teórica e uma vertente prática. Na primeira, faz-se um enquadramento teórico daquilo que vai ser analisado na parte prática. Estão presentes conceitos relacionados com marketing digital, SEO e fontes de tráfego para o website, como o motor de busca, as redes sociais, a publicidade online e o email marketing, Na vertente empírica, procedeu-se inicialmente à identificação das cinco marcas de tecnologia mais populares (Samsung, Apple, Vivo, Oppo e Xiaomi), através de estatísticas das plataformas Doofinder e StatCounter Posteriormente, foi feira uma análise do tráfego mundial, bem como das fontes de tráfego específicas,. Os dados analisados foram extraídos da ferramenta analítica SimilarWeb, uma aplicação que recolhe e sistematiza dados sobre plataformas e sobre o comportamento dos utilizadores online. Verificou-se que a pesquisa orgânica é a principal fonte de tráfego das marcas referidas, tanto a nível individual como coletivo, sendo responsável por 44.78% do tráfego para o website, de acordo com a análise conjunta efetuada. Assim, foi possível constatar que o SEO é uma técnica que merece ser explorada. Ainda segundo a mesma análise, constatou-se também que o email é a menor fonte de tráfego para o website.The sources of traffic refer to digital marketing channels that attract users and potential customers to brands' websites. Within the context of this study, focusing on the technology sector, the research aims to analyse the impact of these traffic sources on leading technology brands' websites. Additionally, the study seeks to identify which specific traffic source stands out in this process. This Graduation Project consists of both theoretical and practical components. The theoretical framework presented in the first part outlines concepts relevant to digital marketing, SEO, and various traffic sources such as search engines, social media, online advertising, and email marketing. The empirical part of the study began with the identification of the five most popular technology brands (Samsung, Apple, Vivo, Oppo, and Xiaomi) based on statistics from Doofinder and StatCounter platforms. Subsequently, a comprehensive analysis of global website traffic and specific traffic sources was conducted. Data for analysis were gathered from the SimilarWeb analytical tool, which collects and organizes information on platform usage and online user behaviour. The findings indicate that organic search is the predominant source of traffic for these brands, both individually and collectively, comprising 44,78% of website traffic according to the combined analysis. This underscores the importance of SEO as a valuable technique. Furthermore, the analysis reveals that email marketing contributes the least to website traffic among the examined sources.porTráfego onlineWebsitesPesquisa orgânicaMarketing digitalTecnologiaOnline trafficOrganic searchDigital marketingTechnologyFontes de tráfego em websites de marcas de tecnologiabachelor thesis