Barros, NelsonNunes, Regis Brito2017-03-072018-03-072017-03-07http://hdl.handle.net/10284/5854O mundo está passando por transformações e cada vez mais buscando qualidade de vida, neste sentido, é crescente a preocupação com o meio ambiente. Relativamente ao ruído aeroportuário, muito embora as frotas mais antigas e ruidosas estejam sendo substituídas por novas e menos ruidosas, essa substituição não acompanha o crescimento acelerado modal aéreo e nem o populacional, pelo que têm sido adotadas medidas proativas de implantação de normas e procedimentos para reduzir os impactos destes problemas. O aeroporto Internacional de Macapá - Alberto Alcolumbre, é uma infraestrutura de pequeno porte, localizada em uma zona totalmente urbanizada com um crescimento desordenado que o tem vindo a sufocar. Este trabalho contribuiu com a visualização de um cenário atual e com projeções futuras de forma a alertar que em breve um aeroporto de pequeno porte, como o de Macapá, terá os mesmos problemas que os aeroportos de grande porte. Também contribuiu com a comparação com o método 𝐿𝑑𝑒𝑛 adotado na Europa, através da aplicação da diretiva europeia 2002/49/CE, e a métrica DNL, adotada no Brasil. O software INM (Integrated Noise Model) foi usado para gerar as curvas de ruído DNL75,70,65,60 e 55 e 𝐿𝑑𝑒𝑛75, 70, 65, 60 e 55, considerando os dados do aeródromo de 2015 e com cenários futuros para as mesmas curvas e buscou-se verificar entre as duas métricas os seus efeitos quanto ao uso do solo quanto aos impactos causados pelo ruído na zona urbana de Macapá. O método comparativo entre as métricas DNL e 𝐿𝑑𝑒𝑛, permitiu verificar que 𝐿𝑑𝑒𝑛 é mais conservadora em relação as áreas restritivas ao uso do solo e a DNL é mais conservadora em relação aos distúrbios relacionados ao ruído aeronáutico. O trabalho apresenta o problema dos impactos causados pelo ruído aeronáutico na zona urbana de Macapá em relação ao uso do solo e quanto ao incômodo e distúrbio nas pessoas. Como ficou demonstrado, este impacto pode ser mitigado de forma satisfatória com mudanças de procedimento de pouso e decolagem, mudanças de planos de sobrevoo, controle de áreas críticas referente ao uso do solo e as suas restrições conforme RBAC n°161. Muito embora seja um estudo de caso específico, serve de referência para outros aeroportos semelhantes no que diz respeito ao número de operações e a sua localização em relação a zona urbana. Embora os resultados deste trabalho possam ser considerados válidos, estes precisam ser ratificados com a calibração das curvas através de medição in locu dos modelos adotados, bem como o estudo de efeitos combinados do ruído aeronáutico e rodoviário. Sendo assim, este trabalho constitui-se como um primeiro passo que deverá ter continuidade no sentido do seu aprofundamento.The world is going through transformations and increasingly seeking quality of life, in this sense, concern about the environment is increasing. Regarding airport noise, although the older and noisy fleets are being replaced for new and less noisy ones, this replacement does not follow the aerial and population modal accelerated growth, so proactive measures have been taken to implement standards and procedures to reduce the impact of these problems. Macapá International Airport – Alberto Alcolumbre, is a small sized infrastructure, located in a totally urbanized area with a disorderly growth that has been suffocating it. This work contributed with the visualization of a current scenario and with future projections in order to alert that soon a small size airport, as the Macapá one, will have the same problems as the large size airports. It also contributed with the comparison with the Lden method adopted in Europe, through the application of the 2002/49/CE European directive, and the DNL metric, adopted in Brazil. The INM software (Integrated Noise Model) was used to generate the DNL 75, 70, 65, 60 and 55 and Lden 75, 70, 65, 60 e 55 noise curves, considering the 2015 aerodrome data and with future scenarios for the same curves and was sought to verify between the two metrics its effects regarding soil use as for the impacts caused by the noise in the Macapá urban area. The comparative method between the DNL and Lden metrics allowed to verify that the Lden is more conservative relating to the soil use of restrictive areas and the DNL is more conservative relating to the disturbances related to aeronautical noise. The work presents the problem of the impacts caused by the aeronautical noise in the Macapá urban area in relation to the soil use and regarding the discomfort and disturbance in people. As shown, this impact can be satisfactorily mitigated with changes in the landing and takeoff procedures, changes in overflight plans, control of critical areas regarding the soil use and its restrictions according to the RBAC n° 161. Although it is a specific case study, it serves as reference to other similar airports in terms of the number of operations and its location in relation to the urban area. Although the results of this work can be considered valid, these need to be ratified with the calibration of the curves through in loco measuring of the adopted models, as well as the study of the combined effects of the aeronautical and road noise. Therefore, this work constitutes a first step that shall be continued in its deepening sense.porAeroporto Internacional de MacapáZoneamento urbanoCurva de ruídoImpacto de ruídoMacapá International AirportUrban zoningNoise curveNoise impactImpacto do ruído do Aeroporto Internacional de Macapá na zona urbana: estudo de casomaster thesis202417158