Couto, GermanoSousa, Ana Sofia Pereira de2024-04-042024-04-042023http://hdl.handle.net/10284/12863Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em EnfermagemObjetivo do estudo: Construir um instrumento científico que permita perceber os ganhos em conhecimentos e atitudes que os futuros pais têm após a realização do curso de preparação para a parentalidade. Metodologia: Estudo metodológico recorrendo a um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) através da audição de peritos em Preparação para a Parentalidade. O questionário foi intercalado com feedback controlado, com o objetivo de determinar se os itens que compõe o instrumento são representativos do domínio do conteúdo que pretendem medir, partindo do pressuposto que a opinião de grupo é mais válida do que a opinião individual. Resultados: No sub-domínio Gravidez e Puerpério no que respeita aos domínios de Conhecimentos e Atitudes, os valores relativos de consenso variaram entre 15,3% e 16,6%. Já no sub-domínio Recém-Nascido, os valores relativos de consenso variaram entre 80,0% e 83,7%, em ambos dos domínios, o que significa que a maioria dos programas dos cursos de preparação para a parentalidade tem uma base significativa de concordância nestas temáticas. Conclusão: Com este estudo, foi possível avaliar se as informações que os peritos consideram úteis e fundamentais para os ganhos em conhecimentos e atitudes que os futuros pais que realizam os Curso de Preparação para a Parentalidade devem obter. O presente instrumento, num futuro a breve prazo, será testado junto de casais de realizam Curso de Preparação para a Parentalidade para a sua validação de conteúdo e eventual aplicação em estudos de investigação.porConhecimentosAtitudes e prática em saúdePaisParentalidadePesquisa em enfermagemGravidezGanhos dos pais nos domínios do conhecimento e das atitudes após a realização do curso de preparação para a parentalidadebachelor thesis