Galhardo, AndreiaVenturi, Ariane Gonçalves2024-05-032024-05-032021-01-15http://hdl.handle.net/10284/12971Os brinquedos e as brincadeiras sempre estiveram presentes na vida das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento e aprendizado. Com a internet e a tecnologia, ocorreram mudanças na sociedade e na forma de interação e relacionamento das crianças com os brinquedos. Este trabalho pretende discutir como uma organização de brinquedo educativo conseguirá conquistar espaço no mundo atual digital. Com base em uma revisão bibliográfica, buscamos entender a importância dos brinquedos no desenvolvimento cognitivo infantil, a construção social da infância e a publicidade dirigida à criança, na tentativa de compreender a atividade lúdica infantil nos dias atuais, diante da subordinação ao avanço tecnológico. Apropriando dos conceitos de comunicação organizacional, marketing digital, noções de posicionamento e imagem, bem como ética na comunicação relacionados ao público infantil, para analisar como a organização diz de si em seus canais oficiais. Este trabalho analisa o posicionamento de 4 empresas de brinquedos, entre portuguesas e brasileiras, do segmento de brinquedo educativo e misto, em seus canais da web. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa e quantitativa no total de 683 materiais disponibilizados pelas empresas em seu Site Institucional, Blog, Facebook e Instagram, no período de outubro a dezembro de 2019. Pudemos observar em nossa análise, que as empresas analisadas estão presentes nas mídias sociais buscando interagir com seus públicos através dos canais. As organizações do segmento misto, focam em levar diversão e lazer com os brinquedos, baseado em variedade e preço, já organizações do segmento de brinquedos educativos, existe uma preocupação maior em promover o aprendizado através dos brinquedos, com qualidade e segurança.Toys and games have always been present in children's lives, contributing to their development and learning. With the internet and technology, there have been changes in society and in the way children interact with toys. This paper aims to discuss how an educational toy organization will be able to achieve a place in today's digital world. Based on a bibliographic review, we understood the toys importance in children's cognitive development, the social childhood development and advertising aimed children, in an attempt to understand the playful activity of children today, in the face of subordination to technological advancement. Appropriating the concepts of organizational communication, digital marketing, notions of positioning and image, as well as ethics in communication related to children, to analyze how the organization says about itself in its official channels. This paper analyzes the positioning of 4 toy companies, between Portuguese and Brazilian, in the educational and mixed toy segment, on their web channels. To this end, we conducted a qualitative and quantitative survey of a total of 683 materials made available by companies on their Institutional Site, Blog, Facebook and Instagram, from October to December 2019. We were able to observe in our analysis, that the companies are present in social media seeking to interact with their audiences through the channels, aiming at an approximation and relationship. Organizations in the mixed segment, focus on bringing fun and leisure with toys, based on variety and price, whereas organizations in educational toys segment, there is a greater concern in promoting learning through toys, with quality and safety.porBrinquedosJogosPublicidade infantilComunicaçãoMarketing digitalToysGamesChildren's advertisingCommunicationDigital marketingBrinquedos educativos: conquistando espaço em um mundo digitalmaster thesis202976386