Meneses, RuteSilva, Isabel2010-02-242011-10-062010-02-242011-10-062009Revista da Faculdade de Ciências da Saúde. Porto. ISSN 1646-0480. 6 (2009) 474-484.1646-0480http://hdl.handle.net/10284/1298pretendeu-se: (a) caracterizar a auto-eficácia (Ae) de estudantes inscritos pela 1ª vez em cursos superiores de saúde adaptados a bolonha; e (b) explorar a relação entre Ae, idade e residência. os 127 estudantes que responderam ao questionário sócio-demográfico e à escala de Auto- eficácia geral apresentam uma boa Ae, independentemente da idade e da mudança de residência devido aos estudos. Assim, estas duas variáveis não estavam associadas a maiores necessidades de intervenção na Ae da amostra. The aims of the present study were: (a) to characterize the self-efficacy (se) of 1st year students of post-bologna Health Degrees; and (b) to explore the relationship between their se,age, and domicile. the 127 students who answered to the instruments (socio-demographic questionnaire and escala de Auto-eficácia geral) reported a good se, independent of age and domicile alteration due to their studies. consequently, these two variables were not related to an increased need of se intervention of the sample.porAuto-eficáciaIngresso no ensino superiorCursos superiores de saúdeCurricula adaptados a BolonhaSelf-efficacyHigher educationHealth DegreesCurricula adapted to BolognaAuto-eficácia de estudantes do 1º ano de cursos superiores de saúde pós-Bolonhajournal article