Ventura, TerezaPinto, Karini da Silva2018-08-032018-08-032018-07-04http://hdl.handle.net/10284/6891Este estudo destaca o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino da Geografia pelos professores da rede pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar o uso das TICs na perspectiva do ensino da Geografia para contribuir com o processo de ensino/aprendizagem. Para a construção desse estudo, discute-se as propostas de Kenski (2011), Castells (2003), Ferreira (2013), Moran (2003) e Francklin (2017). A investigação está pautada no método qualitativo, uma vez que é o mais adequado para a compreensão do fenômeno estudado. Faz-se uso da coleta de dados, apresentando gráficos, que são analisados durante o processo, para a compreensão do grupo envolvido, que é formado por 50 professores de Geografia que estão vinculados à Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, Brasil, no ano de 2018. Para obtenção dos dados, optou-se pelo uso de questionário via internet. A partir da análise desses questionários, verificou-se que 70,8% dos professores de Geografia concordam que as TICs permitem uma aproximação do universo dos alunos, favorecendo a atenção e o aprendizado. Percebeu-se, também, a insuficiência de equipamentos tecnológicos no ambiente escolar, além da falta de formação continuada para os professores. Diante dos dados coletados, conclui-se que os professores inqueridos sabem utilizar a internet, apresentam interesse em aprender novas tecnologias, utilizam recursos tecnológicos em sala de aula, porém poucos passaram por algum curso de aperfeiçoamento em TICs, enfrentando dificuldades de integração entre as tecnologias e as suas práticas pedagógicas.This study highlights the pedagogical uses of the information and comunication technology (ICT) in Geography by the teachers in public network in the Brazilian state of Maranhão. It aims to analyze the ICT uses on Geography in the teaching perspective, for contributing to the teaching-lerarning process. For this study construction, it is discussed the proposals presented by Kenski (2011), Castells (2003), Ferreira (2013), Moran (2003) and Francklin (2017). The investigation is ruled in a qualitative method, once it is more appropriate to the comprehension of the phenomena studied. It is used data collect, presenting graphichs, which are analyzed during the process, to the comprehension of the group envolved, which is formed by 50 Geography teachers who are linked to the Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, Brazil, in 2018. For obtaing the data, it was used an online questionnaire. According to the analysis of theses questionnaires, it was verified that 70,8% of the Geography teachers agree that the information and comunication technology allows na approximation of the students’ universe, supporting the attention and the learning process. It was also noticed the insufficiency of technological equipments in the school environment, besides the absence of constant profissional formations to the teachers. Considering the data collected, it is possible to conclude that the teachers inquered know how to access internet, presenting interest in how learn new technologies, using technological resources in classroom, however just a few of them studied in an improvement course in ICT, facing some dificulties for integrating the Technologies and their pedagogical practices.porEnsinoGeografiaTecnologia da informação e comunicaçãoPrática docenteTeachingGeographyInformation and comunication technologyTeaching practiceO ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicaçãomaster thesis