Pimentão, Cristina2009-02-092011-10-062009-02-092011-10-062008Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008) 202-217.1646-0502http://hdl.handle.net/10284/911O comportamento do condutor é a causa principal que determina cerca de 80% dos acidentes de trânsito. Dados estatísticos mostram, também, que os jovens condutores, entre os 18 e os 24 anos, estão excessivamente representados nos acidentes de trânsito. Neste estudo procuramos analisar este fenómeno à luz da Teoria da Conduta Planeada de Ajzen (1985, 1991). Como regra geral, quanto mais favorável a atitude e a norma subjectiva em relação a um comportamento (por exemplo, comportamento rodoviário de risco) e quanto maior o controlo comportamental percebido (em relação a esse comportamento), mais forte deverá ser a intenção do indivíduo em realizar o comportamento em questão. The main reason for 80% of driving accidents is the driver behaviour and statistics shows that young drivers, between 18 and 24, are overrepresented in traffic accidents. In our study we intend to understand how the Theory of Planned Behaviour (Ajzen, 1985, 1991) could help us understand risky driving behaviour among young drivers. Based on the model and as a general rule the more favourable the attitude and the subjective norm and the greater de behavioural control the stronger will be the intention to perform risky driving behaviour.articleporComportamento rodoviário de riscoJovens condutoresTeoria da Conduta PlaneadaRisky driving behaviourYoung driversTheory of Planned BehaviourAnálise do comportamento de risco ao volante de jovens condutores com base na teoria do comportamento planeado de Ajzenjournal article