Martins, José Soares2010-03-032011-10-062010-03-032011-10-062009Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 6 (2009) 128-134.1646-0502http://hdl.handle.net/10284/1321Pretende-se demonstrar que de todas as festividades cíclicas o carnaval é a que introduz aparentemente mais transgressões às normas sociais. no entanto, enquanto festa ritual que é, nada mais representa que uma exteriorização permitida pelo poder e pelas normas dominantes como dispositivo regulador da sociedade. Assim, se quisermos falar de inovação provocada por minorias nómicas, esta transgressão poderá ser possível, entre muitas outras estratégias transgressoras, pela carnavalização do quotidiano, de modo que, a nível das camadas mais profundas da sociedade, essas alterações sejam possíveis, num processo lento mas inevitável e em que o riso e a festa instaurem novas formas de relacionamento interpessoal e novas normas sociais. This paper will argue that mardi gras (carnival), despite being a socially sanctioned and naturally regulating ritual, is one the most transgression enhancing festivities. On the other hand, mardi gras has a positive and creative dimension; mime and laughter can renew relationship patterns and originate new and better social norms.porFestividades cíclicasCarnavalTransgressõesNormas sociaisConformidadeInfluência socialInovaçãoMinorias nómicasCarnavalizaçãoMardi grasCarnivalSocial normsTransgressionConformityNomic minoritiesA carnavalização do quotidiano: uma perspectiva psicossocialjournal article