Mesquita, FranciscoMüller, Madeleine Cavalheiro2017-02-242017-02-242016-07-27http://hdl.handle.net/10284/5839O presente estudo busca compreender como o conceito de moda se relaciona com a sustentabilidade e o consumo consciente através da atuação de marcas que estão buscando novas formas de produzir artigos de vestuário e acessórios, com preocupação social e sem causar impactos ambientais. A moda, enquanto produção cultural da sociedade em determinado momento e espaço, reflete as transformações nas relações de consumo, nas quais a comunicação é parte importante na disseminação de valores sociais e ambientais. Mais do que artigos ecologicamente corretos, a moda sustentável pode gerar novos comportamentos e tendências transformadoras, produzindo sentido e repensando a lógica do consumo atual, cuja viabilidade econômica não pode estar desvinculada dos princípios éticos e sociais, além de redefinir o papel dos fabricantes, dos designers e dos consumidores. A partir de uma pesquisa qualitativa, foi realizada uma análise de estudo de casos múltiplos cruzados, com a participação de cinco empresas de moda de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil, cujas práticas foram identificadas, em diversos níveis e através de abordagens específicas, dentro dos critérios da sustentabilidade. Os dados levantados nas empresas e também através de uma amostra de consumidoras, sugerem que o equilíbrio na atuação de seus principais atores abre caminhos para novos negócios, pautados na ética e na responsabilidade, buscando um desenvolvimento mais sustentável na área. Nesse cenário, ainda em construção, o Slow Fashion representa uma alternativa de produção e consumo, cuja percepção depende de uma comunicação focada em seus valores, capaz de motivar e inspirar comportamentos que atendam ao novo paradigma que se estabelece: o do consumo consciente.This study aims to understand how the concept of fashion relates to sustainability and conscious consumption through brands which are searching new ways of producing clothing pieces and accessories, with social awareness as well as not causing environmental impacts. Fashion, as a social cultural production in a given moment and space, reflects the transformation in the consumer relations in which communication plays an important role in the dissemination of social and environmental values. Further then just the ecologically produced goods, sustainable fashion can generate new behaviors and transforming tendencies, giving it a meaning and rethinking the logic of the consumption nowadays, whose economical viability can not be unlinked from the ethical and social principles, besides redefining the role of the manufacturers, designers and customers. Starting from a qualitative research, we did an analysis of multiple crossed study cases in which five fashion companies from Porto Alegre, RS - Brazil, have participated and whose practices have been identified in various levels and through specific approaches, always considering the concepts of sustainability. The data collected in the companies as well as among a costumers sample group, suggest that the balance in the action of the main actors opens paths for new businesses, guided by ethic and responsibility, seeking for a greater sustainable development in the area. In this scenery, still being built, Slow Fashion represents an alternative for production and consumption, whose perception is linked to a focused communication in its values, being able to motivate and inspire behaviors which meet the new established paradigm: the conscious consumption.porModa sustentávelConsumo conscientePrincípios éticosComunicaçãoSlow fashionSustainable fashionConscious consumptionEthical principlesCommunicationModa sustentável, consumo consciente e comunicação: estudo de casos no Rio Grande do Sulmaster thesis